domingo, 18 de outubro de 2015

Açudes do município de Caraúbas estão secando, nos próximos meses será o “Açude Grande”

O Açude do Governo, conhecido como Açude Grande, em Caraúbas, localizado na região oeste do Estado do Rio Grande do Norte, corre o risco de ficar completamente sem água. Uma paisagem que muitos não gostariam de ver, no entanto, o açude deve secar completamente ainda esse ano de 2015. Outro açude da cidade, o Saboia, já secou.

Para quem trabalha com a agropecuária e agricultura às margens do açude, o baixo volume de água assusta aos criadores, que observa o único reservatório que mata a sede dos animas praticamente seco. Alguns pescadores jogam suas redes para pescar os últimos peixes que ainda restam.

Uma das maiores seca dos últimos anos no município de Caraúbas tem provocado prejuízos incalculáveis aos produtores rurais e provocado a morte de animais. O maior e mais tradicional reservatório de água de Caraúbas, o açude do Apanha Peixe, já está seco há alguns meses. A população da cidade de Caraúbas não sentiu tanto a falta do precioso líquido, devido ser contemplada com a água da adutora da CAERN, mesmo com um péssimo trabalho, no que se refere ao abastecimento de água, que tem gerado um descontentamento de toda a população, ainda tem água nas torneiras. Já as comunidades rurais a situação de abastecimento de água bastante agravada, ficando a mercê de carros-pipa, que cobram aproximadamente 100 reais por cada pipa d’água. Na mariana tem uma adutora que vive quebrada e os moradores tem que se contentar com o abastecimento através dos carros pipas, isso, se tiver o dinheiro para comprar a água.

Resta saber se as autoridades do município, estado e união, juntamente com a sociedade civil organizada estão fazendo alguma coisa para aplacar esta grave situação. No açude grande, o que resta é esperar secar e aproveitar o momento para realizar um trabalho de limpeza e aprofundamento para aumentar a capacidade de armazenamento de água. Outras melhorias que é cobrada pelos moradores daquele setor, é uma reforma na parede do açude, que nos tempos chuvosos preocupa quem mora por traz da parede.

Essa realidade se estende por todas as regiões do município de Caraúbas, o açude de Santo Antônio, por exemplo: No início do ano, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, 15 dos 46 reservatórios estaduais estão em volume morto e o de Santo Antônio era um destes 15 açudes e que não aguentaram a prologada estiagem e hoje, dia 16 de outubro, se encontra praticamente seco.

Fonte: Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário