quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Falta 1,97% para Barragem Armando Ribeiro atingir volume morto

 
A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento de mais de 40 cidades do Oeste do Rio Grande do Norte, inclusive Campo Grande, está a 1,97% de atingir o volume morto, o nível mais baixo desde que foi inaugurada em 1983. 
 
Com capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, a Barragem Armando Ribeiro está com apenas 287 milhões de metros cúbicos de água, segundo cálculos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que monitora o reservatório.
 
A barragem foi concluída em 1983 e atingiu capacidade máxima no início de 1985. Desde então não havia atingido nível tão baixo, ao ponto de o resto de água que sobra no reservatório estar ficando esverdeada, levando preocupação da população. 
 
Além de abastecer a uma população estimada em meio milhão de habitantes, a Barragem Armando Ribeiro também é fundamental para a economia do Rio Grande do Norte, sendo responsável direto pela irrigação de 30 mil hectares no Vale do Açu. 
 
Os técnicos do DNOCS explicaram que o reservatório está perdendo mais ou menos 1% ao dia do que resta de sua reserva. 
 
Quando estiver com 10% de sua reserva, não haverá mais força gravitacional para sair água pelas comportas e o rio Piranhas/Açu deixará de ser perenizado.
 
Inverno 
 
A esperança das autoridades, em especial os gestores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que gerencia a captação e distribuição de água nas cidades, é o inverno começar forte logo em janeiro, proporcionando o aumento do volume dos reservatórios. 
 
No Rio Grande do Norte, quase todos os reservatórios estão com menos de 15% de sua capacidade ou secos. Os pesquisadores da UFERSA na área de meteorologia não passaram um prognóstico animador neste sentido. Acreditam num inverno acima da média.
 
Portal Mossoró Hoje 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário