sábado, 21 de novembro de 2015

Idoso de 110 anos ainda mantém viva a tradição de fazer tarrafas em Caraúbas/RN

Um pescador de 110 anos ainda resiste ao tempo e a idade avançada, para manter viva a tradição de fazer tarrafas (redes de pescas) de forma artesanal. 

João Inácio de Almeida, nasceu em 20 de maio de 1905, no município de Marcelino Vieira, mas atualmente vive em Caraúbas, na região Oeste do Estado.

O pescador trabalhou por 10 anos em Mato Grosso, onde teve 7 filhos. Após o falecimento da sua esposa, em 1998, João Inácio retornou para o Rio Grande do Norte, onde reside com uma filha no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas.

Ao longo décadas, desenvolveu uma técnica de fabricar e comercializar redes de pesca, que resiste até hoje. Mesmo com a idade avançada, e apesar de se tratar de um trabalho complexo, João não perdeu a perfeição e o talento.

Ele revelou ao blog Icém Caraúbas, que o que mais o admira em seu trabalho é visão apurada para tecer tantos nós de idas e voltas na linha. 

Ele também revelou que ainda é muito elegante e charmoso, e que as moças o acham muito lindo. Pessoas mais próximas a João dizem que ele é tímido não é de puxar muito assunto.

Muitas pessoas da cidade visitam para admirar seu trabalho. Deitado em uma rede na sala da casa, ele chama a curiosidade de quem passa pelo local.

João Inácio tem 7 filhos, 17 netos, 25 bisnetos e 3 tataranetos.

Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário