terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande/RN – Biênio 2013-2014

Entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande/RN – Biênio 2013-2014 Vagner Souza em 20 de Dezembro de 2014
1 – Gostaria que falasse um pouco sobre a sua educação desde com relação à família até chegar à fase escolar?

Como todos sabem, nasci em Natal/RN, filho caçula de uma prole de 5(cinco) irmãos, e foi na capital que estudei e aprendi a dar meus primeiros passos para minha formação educacional. Tive como base o respeito ao próximo, principalmente, o respeito a família, que sempre será o meu pilar de sustentação. Passei 29 anos de minha vida morando na capital, até tomar a difícil decisão de se mudar para Campo Grande, ficando longe do minha filha, que na época só tinha 08 anos de idade, para praticar o que os meus pais sabem fazer de melhor, que é o dom de servir.

2 – Relate como você resolveu se candidatar a Câmara de Vereadores, foi alguma indicação?

A decisão da candidatura foi feita no início do ano 2007 e teve como incentivador o meu primo Dr. Edmar, que cogitava minha saída a candidato a vaga de vereador. Naquele momento, Dr. Jacy assumia o segundo mandato de vereador e tinha decidido que não seria mais candidato. A princípio só especulação. Daí então, em conversas com o próprio Dr. Jacy, familiares e amigos, que foram peças chave da minha decisão, resolvi de fato, que eu sairia candidato a vereador de Campo Grande em 2008, onde estamos assumindo o compromisso firmado com o povo até os dias de hoje.

3 – Como relação aos 02(dois) mandatos na Câmara de Vereadores de Campo Grande/RN, qual dos dois períodos destacaria como o que mais importante para sua vida pública?

Com certeza o segundo mandato. Até pelo o histórico que passamos nesse último. Com as regras da eleição 2012, saí de um quadro onde obtive mais votos que outros candidatos, o que me tornaria eleito, para outro que me deixava fora da lista devido ao coeficiente eleitoral. E mesmo assim, com meu reingresso a câmara de vereadores fui escolhido para ser o presidente da câmara, assumindo de fato e de direito o topo do legislativo municipal. Sem duvida, um fato marcante para minha vida pública.

4 – O Sr. destacaria algum projeto de sua autoria, que marcou algum desses mandatos e que beneficiou a população campo-grandense? 

Nesses seis anos de mandatos apresentamos várias proposições em diversas áreas Mirraily. Mais 50% (cinquenta por cento) dessas proposições foram destinados à gestão, apoio e produção cultural do nosso município. Nenhum outro legislador fez mais leis do que eu em benefício da cultura local. Sabe por quê? Cultura é trabalhoso, não dá resultado imediato, demora muito e não rende votos. Mas, sabedor de tudo isso apostei desde o inicio do meu mandato (2009) neste setor. Uma cidade com uma diversidade cultural como a nossa, precisava ter legislação especifica que amparasse de fato a produção, o estímulo e a disseminação da cultura local. Hoje nossos artistas sabem o que é ter direito a se apresentar em praça pública, a cidade depois de 150 anos de vida sabe o que é ter um Hino Municipal, Circuito Cultural, Festival da Cultura, entre outro Pl’s por mim apresentado. Recentemente, no dia 09 de dezembro saiu à publicação da inclusão de Campo Grande no Sistema Nacional de Cultura – SNC. O nosso mandato foi atuante na municipalização de leis preconizadas pelo o Ministério da Cultura para que isso viesse a acontecer. Mais é preciso referenciar a disposição de desenvolver a cultura local do Prefeito Bibi, do Coordenador Municipal de Cultura, Osvaldo Eliedilson, de Berg Bezerra da Cia Ciranduis e de Carlos Júnior de Itajá que tanto tem contribuído com a difusão da nossa cultura. Estamos fazendo nossa parte. Quase sete anos depois, começamos a colher os primeiros frutos. Ainda tem muita estrada pela frente.

5 – Nesse período que está na Presidência da Câmara Municipal de Vereadores quais benefícios foram adquiridos para a Casa Legislativa?

Quando cheguei à presidência da câmara Mirraile, os setores contábil, administrativo e a própria presidência eram todos em uma sala só. Nossa primeira ação junto a essas equipes foi torna-las independente. Fizemos um grande investimento na área contábil, tanto em equipamento, como em programas de gestão para auxiliar nossas ações administrativas. Fomos à sexta câmara do RN a implantar o Portal da Transparência, o que tornou o nosso mandato ainda mais transparente e proativo. Nenhuma outra ação como a reforma do nosso prédio sede ou a aquisição de um veiculo novo para nossa instituição, foi mais importante, quanto credibilizar a nossa câmara frente ao TCE/RN. Esse foi o maior benefício adquirido e o maior legado deixado para os próximos presidentes.

6 – O Sr. destacaria algum Vereador ou Vereadora que está atualmente no mandato como bastante atuante na Câmara Municipal?

Todos sem exceção têm seu papel importante para a sociedade. Os que estão assumindo um assento na câmara municipal foram porque a população os confiaram. Prova disso é que vários são reeleitos por mais de um mandato. O povo é quem bota, e é ele quem tira. O povo foi quem fez esse julgamento.

7 – Como o Sr. descreve a atual Administração do nosso município que tem a frente o Prefeito Municipal o Sr. Francisco das Chagas Eufrasio Vieira de Melo(Bibi de Nenca)?

Mirraily, tive a oportunidade de participar com o prefeito Bibi em vários encontros em Natal na presença de Deputados, Prefeitos, recentemente com Presidente da FECOMERCIO, Juristas, e só se ouve elogios sobre a atual administração e de como nossa cidade é limpa e bela. A cidade evoluiu muito com sua administração nos últimos 06 anos. Além dos serviços básicos de atendimento a população estarem funcionando plenamente, Campo Grande virou um verdadeiro canteiro de obras. Tenho a grata satisfação de participar ativamente dessa gestão, e estar podendo contribuir com a administração de Bibi. Aqui as coisas funcionam!

8 – Com relação às últimas eleições como o Sr. avalia a reeleição da Presidente Dilma? E como ver a Eleição de Robson Farias para Governador do RN?

Em relação à reeleição da presidente Dilma, comungo da mesma opinião do colunista Rodrigo Constantino da Revista Veja. Basta ler a sua coluna do dia 27 de outubro de 2014. 

Quanto ao Governador eleito Robinson Farias, a minha expectativa é a mesma dos três milhões e quatrocentos mil habitantes do RN. É que ele faça um bom governo. Foi pra isso que ele foi eleito.

9 – Deixe uma mensagem para a população de Campo Grande/RN.

A mensagem que deixo para os meus irmãos de Campo Grande é a mesma que desejei a todos no Natal. “Que em 2015, você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor”.

Um Ano Novo cheio de realizações e paz para todos. Feliz 2015!

Nenhum comentário:

Postar um comentário