quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Entrevista com o Vice-Prefeito e Presidente da Colônia de Pescadores Z-53 de Campo Grande/RN

Entrevista com o Vice-Prefeito e Presidente da Colônia de Pescadores Z-53 de Campo Grande/RN, o Sr. Grimaldo Gondim em 25 de Novembro 2014.

- Fale como foi sua infância/adolescência antes de chegar à vida pública?

Foi ótima minha infância, eu fui uma pessoa que sempre obedeci meus pais. Junto com meus amigos na minha infância, eu fazia aquilo que eu gostava que era jogar futebol, onde fiz muita amizade, tanto em Campo Grande como fora, me diverti muito, mesmo com minha condição financeira desfavorável, mas assim mesmo foi uma infância alegre, saudável, não causei nenhum prejuízo a ninguém que eu me lembre. Comecei muito jovem a trabalhar, comecei pescando, e também na agricultura com meu pai, foi assim até chegar meu primeiro emprego, que foi na cerâmica Mossoró, onde trabalhei por bastante tempo, meu patrão na época era Paraú. Depois voltei para trabalhar na construção civil por um bom tempo, e minha infância sempre foi trabalhando e me divertindo, não tenho de que reclamar dela, tenho que agradecer a Deus por esses momentos bons.

- Como chegou a Presidência da Colônia de Pescadores Z-53 de Campo Grande-RN?

Isso foi uma longa história que agente tinha, primeiro havia a necessidade, aos 17 anos de idade eu já fazia parte na associação comunitária da comunidade do Morcego, quando a gente iniciou isso de um sonho de criar uma associação de esporte, na época Capitão Abílio, quem estava aqui incentivava, e a gente acabou mudando, o ex-prefeito Manoel Brito incentivou a gente fazer a associação comunitária, criou-se a associação, a partir daí começou a experiência e o desejo da organização, então uma dessas pescarias que eu fui em Cajazeiras na Paraíba, chegando lá, fomos colocados para fora de um reservatório, chamado lagoa do arroz, porque agente não tinha as carteiras de pescador e nem carteira do IBAMA, então fiquei muito magoado com o fiscal por que eu não entendia bem, fiquei chateado no momento não por mim, mas sim pelos meus colegas, que eles sempre andavam comigo, que tinham um respeito por mim, que eles conseguiam os açudes, mas quando agente voltou pra cá, eu voltei com esse desejo de criar uma associação que legalizasse a gente, tanto pra pescar aqui como pra pescar fora em outros estados, legalmente, sem ser preciso ter ido para fora daquele maneira do reservatório, então surgiu a busca à procura de criar essa associação, no momento era uma associação, e de repente agente conversou com Pelé, que era o presidente da colônia da cidade de Caraúbas, a gente teve essa idéia passamos para Pelé, ele disse que ao invés de criar uma associação, vamos criar uma colônia de pescadores, então foi quando apareceu Abraão Lincoln, também tivemos a ajuda de Ronaldo Valência, que tinha uma grande amizade comigo e com Pelé, e agente se juntou, e criou a colônia de pescadores em 2002, usamos a experiência de Pelé, e agente organizou e o nome que agente tinha na época era o meu e todos aprovaram.

- O Sr. destaca quais benefícios como os mais importantes que chegaram a Colônia de Pescadores Z-53 nesse período que é Presidente?

Eu acho todos os projetos que fizemos e executamos pela colônia foram importantes, aqui era uma profissão que não existia legalmente, mas com o decorrer do tempo e com os projetos que fomos fazendo isso foi mudando, mas todos foram importantes, eu destaco uma luta constante minha, que era um sonho meu, eu queria ver, a minha comunidade erradicar as casas de taipa, e agente está conseguindo isso agora, eu acho isso um projeto muito importante, que tem tanto na zona rural como na zona urbana, estão construindo casas pela colônia de pescadores, outra coisa importante foi conseguir unir as pessoas para conseguir aquelas coisas que eles achavam impossíveis de acontecer, e unir as pessoas por que a colônia de pescadores é união, por isso teve várias conquistas: O direito da previdência social, o direito do seu seguro defeso; temos ainda a fábrica de gelo, cozinha industrial, conseguimos um caminhão, foram muitas as conquistas nesses 13 anos de colônia, mas eu destaco como a principal o conjunto dos pescadores, que estamos construindo em parceria importante que antes não tinha, mas hoje estamos com a parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande, isso é fundamental para esse sonho se realizar, tanto meu como dos pescadores que vão ganhar sua moradia.

- O Sr. foi vereador de Campo Grande/RN no exercício(2009/2012) durante o seu mandato o Sr. acha que conseguiu atingir seus objetivos? O que o Sr. destacaria nesse período?

Não eu não atingi meus objetivos. Eu encaminhei muito deles, mas não atendeu aqueles que eu achava que conseguiria como vereador. Mas foi uma época que eu destacaria importante, porque eu fiz parte de um momento muito bom do nosso município como vereador eu tive ótimos colegas e trabalhei muito, muitas leis no nosso município foram votadas nesse período, e eu fiz parte dessa história votando, mas que eu destaco mais no momento que eu achei importante foi à transição de oposição para situação, que creio foi importante na época, acredito que nesse momento eu fiz a coisa certa juntamente com meus colegas que eram oposição também, foi muito importante isso, e os projetos que foram votados, mas a gente podia ter feito mais, mas como me sentia oposição e uma transição que ainda não estava tão clara naquele momento, mas depois que a gente foi se entendendo, dava pra eu ter encaminhado mais projetos para melhorar a vida dos nossos campo-grandenses.

- O Sr. acredita que foi o seu desempenho como Vereador de Campo Grande que o levou a ser indicado para o cargo de Vice-Prefeito, ou acha que a sua posição como Presidente da Colônia de Pescadores contribuiu para tal indicação?

Eu acho que os dois, mas a posição da colônia foi mais que a do vereador, mas pelo trabalho que eu desempenhava através colônia de pescadores que se destacava mais que a de vereador; vereador é uma coisa mais resumida, só em votações e projetos, mas o que destacou mais foi o trabalho o reconhecimento do trabalho feito na colônia de pescadores, o pessoal ajudou muito, eu era mais conhecido como presidente, depois vereador, o município começou a me conhecer e a minha posição na câmara municipal, nunca fiquei na dúvida daquilo que fazia, sempre tive posição, então eu acho que foi os dois que contribuíram.


- Com relação ao cargo de Vice-Prefeito o Sr. acredita que tem contribuído com a atual administração para os benefícios que chegam a nossa cidade? 

Eu acredito que sim. Até porque o prefeito tem me dado as oportunidades de participar de todos os debates de projetos que vêm para o nosso município, então graças a esse entendimento, graças à pessoa do prefeito Bibi de Nenca que é uma pessoa que hoje na política eu devo muito a ele pelo conhecimento que ele vem me passando, e faço parte na administração em todos os momentos, nos bons e nos que temos dificuldades, então a parte a gente vai buscar juntos os projetos, quando a gente tem dificuldades a gente busca nos amigos que temos as soluções necessárias, então temos feitos essa parceria, acredito eu que tenho contribuído dentro do possível, e isso é o que a gente ouve da população, sempre eles são gratos por essa parceria, e quando é uma parceria eu acho que o vice-prefeito está fazendo parte desses momentos bons que vive hoje a cidade e o município de Campo Grande, gostaria de contribuir ainda mais, ainda temos mais dois anos para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município e da nossa cidade. Sempre caminhando junto com o prefeito Bibi de Nenca, seja em reuniões de trabalho, participando de eventos, correndo atrás de recursos para nossa terra, seja em Natal ou em Brasília. 

- Como o Sr. poderia definir o Prefeito Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo (Bibi de Nenca)? 

Excelente Prefeito! E uma ótima pessoa! É como eu o defino. Eu não conheço nenhuma administração anterior a dele que tenha feito nem próximo do que vem sendo feito pela sua gestão, e não é porque eu faço parte dessa administração nesses últimos dois anos que eu estou dizendo isso, porque antes eu era oposição, se eu não estivesse gostando disso, eu não teria vindo para a situação somar junto a essa administração, fazer parte dela, mas vim devido à pessoa que ele é. O trabalho que ele desempenhou no primeiro mandato, nos primeiros dois anos eu fui oposição, mas fui uma oposição respeitosa, sempre admirando cada dia o trabalho dele. Digo que como vereador ele nunca mandou um projeto que eu e os meus colegas não pudéssemos votar favorável, todos foram projetos produtivos. Outra coisa importantíssima foi que ele acabou com o radicalismo político em nosso município, isso foi uma das maiores atitudes dele, todos achavam que isso era importante, ser radical, radicalizar a política em Campo Grande, e ele fez diferente. Isso fez bem a gente, fez bem ao município, o povo do município que hoje vive mais sossegada em todos os aspectos, trabalhista, no moral com que as pessoas se tratam; e isso sem dúvidas foi uma das maiores ações dele “acabar com o radicalismo político em Campo Grande”. Além do mais o trabalho que vem sendo feito nessa gestão, que todos estão vendo, tem alguma por fazer, temos, mas temos ainda dois anos para terminar o mandato, pegamos todos os tipos de dificuldades nessa gestão, governo do Estado não existiu, as dificuldades de outras gestões passadas, e mesmo assim as coisas em Campo Grande funcionam. Quantos jovens receberam certificados de cursos técnicos, o destaque de prefeito, preocupado com o município, essa é uma administração que está voltada a atender todos os seus habitantes dos mais jovens aos mais idosos. E executando diversas ações que estão preparando nossos jovens e nossa cidade para o futuro. 

- Qual a expectativa do Sr. com relação ao novo governador do Estado eleito e da reeleição da presidenta Dilma? 

Tenho boas expectativas, apesar de ter sido oposição a ele em nosso município, mas ele foi muito bem votado aqui, sendo que dessa forma ele tem que dar respostas ao povo de Campo Grande e da região como um todo com ações, e digo que apesar de ter sido oposição estamos prontos, o prefeito Bibi de Nenca e eu pra ir buscar os recursos para Campo Grande por que ele foi eleito governador de todo o RN e não de meia dúzia de municípios, o Rio Grande do Norte tem 167 municípios e Campo Grande é um deles. Então desejo que ele faça um bom governo, e que ele olhe por Campo Grande, e que ele esteja disposto a ajudar a nossa terra. Enquanto a Dilma eu votei contra, mas não fiz campanha contra ela, votei em Aécio Neves, porque achava no meu ponto de vista que era o único que podia mudar isso que está acontecendo em nosso país, principalmente esses escândalos um atrás do outro, achava que ele podia mudar isso, mas a maioria optou por ela, e devemos respeitar essa decisão, pois vivemos em país democrático. 

- Qual mensagem o Sr. deixa para a população de Campo Grande/RN? 

Mensagens de otimismo, eu espero que o ano 2015 seja melhor que 2014, vamos trabalhar para isso, projetos temos muitos, espero que possamos colocá-los em prática. Quero desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, cheio de paz, que continue essa paz em nosso município, que nosso trabalho continue cada vez melhor, com Campo Grande crescendo e se desenvolvendo, e quero agradecer a Luiz Mirraily do site Portal CG RN pela oportunidade de estarmos nos expressando nesse importante espaço que é a internet, a Marquinhos Bezerra que ajudou nessa entrevista e a todos os campo-grandenses pela atenção e pelo apoio que nos tem sido dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário