terça-feira, 27 de maio de 2014

Entrevista com o Prefeito Municipal de Campo Grande/RN

Entrevista com o Prefeito Municipal de Campo Grande/RN, o Sr. Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo(Bibi de Nenca) em 20 de maio 2014.
* Luiz Mirraily (Site Portal CG RN)

* Como foi sua infância?

Minha infância foi de uma criança pobre arrimo de pai, de uma grande responsabilidade porque eu praticamente não tive infância no sentido de brincar, uma vez que, aos 9 anos já comecei a trabalhar numa loja do meu padrinho Donato Melo. Meus momentos de brincar foram muito poucos, mais foi uma infância que apesar das dificuldades que eu e minha família tinha, poderia dizer que foi feliz.


*E sua trajetória estudantil?

Comecei estudando no Colégio Adrião Melo, onde terminei o primário e ginásio, depois fui pra Natal, onde estudei na escola técnica federal (antigo ETFRN) fazendo o curso de eletrotécnica. Em seguida fiz o vestibular tendo sido aprovado no curso de engenharia elétrica na UFRN, onde vim a concluir em 1981. Ai tem uma coisa que gosto de dizer com muito orgulho, fui o melhor aluno da minha turma, tendo sido na oportunidade laureado pela UFRN, considerado o melhor formando do curso de engenharia elétrica. Guardo com muito carinho esse certificado e a medalha de mérito. Digo aos meus filhos que é  herança que vou deixar pra eles, isso muito me orgulha porque foi conseguida com muito esforço,  e dedicação.


* Como surgiu seu nome para ser candidato a Prefeito de Campo Grande?

Olha eu faço parte de um grupo político, e surgiu no entendimento deste grupo naquele momento de que pra gente obter sucesso o  nome mais viável era o meu, eu me apresentava como o nome certo para conduzir os rumos do nosso município, e isso foi posteriormente confirmado de fato e de direito pela nossa população nas urnas.


* Quais suas principais ações a frente do executivo municipal?

Tem algumas ações que muito me orgulha como gestor municipal, nesses 5 anos e 5 meses: temos a construção da UBS e a recuperação do posto de saúde que vieram melhorar bastante o atendimento da saúde, o asfalto do centro da cidade, a restauração e ampliação do posto de saúde do Bom Jesus, que é um posto de saúde que reúne condições muito satisfatórias de atendimento aquela comunidade, as diversas praças que nós construímos, quadras poliesportivas, academia ao ar livre, dando condições aos idosos para fazer exercícios e também aos jovens de nossa comunidade, programa de atendimento às mães gestantes, programa do sopão que atende a quase 200 famílias,  aquisição de ônibus escolares, melhorando o transporte dos alunos das comunidades rurais, a recuperação das escolas da zona rural dando a estrutura física necessárias para um bom funcionamento, a aquisição do caminhão coletor de lixo que contribui para uma melhor limpeza, a construção de casas tanto na zona rural, já são mais de 70 casas, como na cidade, onde já construímos mais de 50 casas. Destacaria também ações importantes, no apoio ao homem e a mulher do campo, uma das coisas que mais me orgulha, as diversas atividades desenvolvidas pela secretaria de agricultura, perfurações de poços nas zona rural. Hoje o nosso município se encontra com 22 poços perfurados e instalados , distribuição de água através de um sistema simplificado que beneficia as comunidades rurais de caiana, cabeça do boi, pimenta e salgado, construções e recuperações de açudes, recuperação e manutenção de estradas vicinais que todos os anos independente das máquinas que recebemos do governo federal, sempre recuperamos, então essas são obras muitos importantes, que muito nos orgulha em poder realizar e dá a população de Campo Grande uma melhor qualidade de vida.


* Qual sua visão em relação às obras da BR 110, quais benefícios?
Olha eu acho que são inúmeras, uma das obras estruturante mais importantes para o nosso município, pois fomos muito penalizados com a não construção dessa estrada, isso dito pelos próprios engenheiros do DNIT, e nós entendemos que essa obra vai contribuir e muito para o desenvolvimento não só de Campo Grande, mas também da região. Entendo então, que  a BR-110 vai trazer inúmeras oportunidades, tanto no comércio como na prestação de serviço. Tenho dito às pessoas que moram no nosso município, e que dispõe de recursos financeiros, que esta é a hora e a vez de fazer investimento, porque Campo Grande sem dúvidas é uma cidade polo, que está no cruzamento de duas BR’s a 226 e a 110, portanto bem localizada geograficamente e que vai ter todas as oportunidades para um grande desenvolvimento.

*Qual sua avaliação sobre a última viagem à Brasília em busca de Recursos Federais?
Toda viagem a Brasília é muito importante, pois são mais de 5 mil municípios todos pedindo, é importante que estejamos presentes, e nós fomos mais uma vez agora aproveitando a marcha dos prefeitos, que é um movimento municipalista a nível nacional em defesa dos municípios, e eu como gestor do município de Campo Grande estava lá, me fazendo presente, e aproveitando essa oportunidade, para também fazermos reivindicações junto aos nossos parlamentares, no sentido de alocar mais recursos, inclusive aqueles que já estão, através de emendas, encaminhadas para Campo Grande. Temos emendas importantes, para a construção de um posto de saúde na comunidade do salgado, a ampliação do posto de saúde da comunidade do cajueiro, ampliação do hospital de Campo Grande, recursos esses da ordem de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais) e temos ainda recursos da ordem de 600.000,00(seiscentos mil reais), que deverão ser destinados para a compra de equipamentos e viaturas para a saúde. Estes recursos aguardam liberação do Ministério da Saúde e nós fomos pedir que agilizasse a liberação desses recursos que entendemos ser da maior importância para melhoria da qualidade no atendimento à saúde da população do nosso município.


* Qual à maior dificuldade em uma administração pública?

Atualmente são muitas as dificuldades pelas quais nós gestores públicos enfrentamos diariamente, daria pra enumerar uma centena delas, mais eu acredito, do meu ponto de vista, que a maior dificuldade que nós temos é a escassez de recursos. Muitas vezes ouço algumas pessoas dizerem que o assistencialismo é um grande problema para os gestores municipais. Eu particularmente, não considero. Eu até acho compreensível, pelas necessidades das pessoas. O grande problema na realidade que os municípios brasileiros atravessam é a falta de recursos financeiros para atender a toda as necessidades da população, porquê, o que o governo federal e o governo do estado não atendem, quem tem que atender é a prefeitura. O país e o estado são formados por municípios e são nos municípios que as pessoas vivem. Ora, o cidadão que mora no município, ele não vai cobrar do governo do estado e nem do governo federal, ele vai cobrar do governo municipal, que é com quem ele tem condições de chegar mais perto, conversar e fazer suas reivindicações. Vejo os municípios bastante esquecidos, não estão sendo levados em consideração na sua importância e na sua proximidade que ele tem com as pessoas e isso tem dificultado em muito as administrações municipais. O município tem que ser visto como um ente federativo bem mais importante, para que ele tenha condições não só de atender a demanda com seus munícipes mas também tenha condições de fazer investimentos que se fazem necessário, por isso que estamos engajados nessa luta em defesa dos municípios e das pessoas que neles vivem. Os prefeitos realizam essas viagens a Brasília no intuito de mostrar ao governo federal, que é quem detém a maior parcela da arrecadação de tudo que é recolhido de impostos, para que repasse uma parte maior desses recursos para os municípios, para que os prefeitos tenham melhores condições de administrar, atendendo não só as necessidades básicas da população, mas também tendo a condição necessária de fazer os investimentos que precisam serem feitos para melhorar a vida do cidadão.


* Quais as metas até o final do seu mandato?

Nós temos obras e metas importantes para desenvolver, e entre elas eu citaria a conclusão do abatedouro público municipal, acho uma obra de suma importância que vem se arrastando há muito tempo, nós temos o maior interesse e esperamos até o final de julho concluir essa obra, inclusive a parte final da licitação está sendo feita no final de maio;  temos também a necessidade urgente da construção de um novo cemitério, cujo projeto já está quase pronto. Acredito que nesses próximos 60 a 90 dias já estamos licitando essa obra, que será construída com recursos próprios, como estamos fazendo com recursos próprios também a conclusão do abatedouro.  Estamos licitando e vamos iniciar os trabalhos nos  próximos 30 dias da pavimentação de 12 (doze) ruas, totalizando quase 2.000m. Outras obras que pretendemos executar, mas depende da deliberação de recursos de emendas parlamentares, são a pavimentação à paralelepípedo da via de acesso da comunidade do morcego (da RN-233 até a porta d’água do açude), inclusive uma parte da obra já foi licitada, também temos uma outra obra bastante importante que estamos pretendendo implantar que é a do centro de reabilitação motora de Campo Grande, Pavimentação asfáltica da Rua Pe. Pinto, a Construção da Creche Modelo, a Construção de duas escolas, sendo uma no Bom Jesus e outra na cidade, bem como a construção de mais 50 casas na cidade e  outras 50 casas na zona rural. Todas essas obras são fundamentais e vamos concentrar todos os esforços para concluí-las até o final do nosso mandato.


* Como será a colaboração da Prefeitura Municipal no Período da Festa de Santana 2014?

Olha a colaboração que nós vamos dar na Festa de Santana é a que sempre disponibilizamos todo ano na parte social: o apoio na montagem da estrutura, show musical na barraca de Santana apos a novena,  a festa de rua  que sempre realizamos na quinta-feira, o show pirotécnico, as bandas de musica filarmônica e digamos assim, o que mais a paróquia entender necessário, a PMCG se encontra a disposição para prestar todo o apoio e toda a colaboração como, aliás, vem sendo feito desde o inicio da nossa administração. Tanto é que a Festa de Santana, vem aumentando a cada ano, pelo apoio incondicional da municipalidade, os investimentos que a prefeitura vem fazendo e vai fazer para que agente faça uma festa de Santana cada vez mais bonita e cada vez melhor para os que aqui residem e para os nossos visitantes.


* Em relação às eleições deste ano, já existem algum posicionamento do Senhor com algum candidato?
No momento nós estamos aguardando as definições quanto a realização das convenções e a definição dos candidatos(as), para a partir desse panorama, então, conversarmos com o Vice Prefeito, nossos vereadores, lideranças, amigos e  definirmos os possíveis nomes que iremos apoiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário