quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Alunos da Escola Estadual Adrião Melo de Campo Grande recebem credencial para participar da FEBRACE em São Paulo e da FEBIC em Santa Catarina

Nos dias 3 e 6 de Dezembro do ano de 2024, foi realizada a XIV Feira de Ciências do Semiárido Potiguar na cidade de Mossoró.

A Escola Estadual Professor Adrião Melo participou na categoria Juvenil, tendo conseguido classificar 3 projetos para esse evento, que teve início na Feira Escolar que ocorreu em julho deste ano.

No último dia da FCSP (6/12) houve a premiação dos projetos. Na ocasião, a Escola E. Prof.° Adrião Melo subiu ao palco ocupando 1° e 3° lugar dos melhores projetos da 11 DIREC.

O projeto intitulado "Sistema de irrigação sustentável com arduino: automatização eficiente para plantação", produzido pelos alunos Jonathas Andriele Brito Oliveira, Anderson Kaik Rocha Gondim e Geovane Oliveira da Costa, orientado pela professora Ítala Paiva e coorientado pela professora Geize Fernandes, teve como objetivo desenvolver um sistema automatizado para irrigação de plantações para diminuir o gasto de água e otimizar a mão de obra do trabalho no campo.

Esse projeto conquistou o 1° lugar e recebeu credencial para participar da FEBRACE em São Paulo.

Outro projeto levado para a FCSP tem como título "Construindo visões ampliadas: produção de um microscópio de baixo custo para aulas de biologia", produzido pelos alunos Antonio Talyson Costa Lopes e Maria Eduarda Fernandes Gondim, orientado pela professora Geize Fernandes e coorientado pela professora Ítala Paiva.

O projeto teve como objetivo desenvolver um aparelho microscópico de baixo custo para ser utilizado nas aulas de biologias em escolas que não possuem esse tipo de aparelho e não tem recursos financeiros para adquirir microscópios convencionais.

Esse projeto recebeu o 3° lugar e recebeu credencial para participar da FEBIC em Santa Catarina.

O terceiro projeto levado para a XIV FCSP pela escola também foi contemplado com prêmio de destaque na categoria LINGUÍSTICA. O projeto tem como título “Estratégias de identificação da inteligência artificial na produção textual em língua portuguesa" produzido pelos alunos Edinaldo Gondim Soares e Lorrany Vitoria Oliveira Araujo, orientado pela professora Oziana Batista e coorientado pela professora Hadassa Naara.

O projeto teve como objetivo elaborar uma cartilha direcionada aos docentes de língua portuguesa, apresentando estratégias de como identificar uma produção textual a partir do uso da inteligência artificial, assim como, promover uma reflexão sobre maneiras de utilizar a IA de forma benéfica na sala de aula.

Parabéns a todos os envolvidos, mas em especial aos jovens cientistas! Vocês são a prova que a Escola Estadual Professor Adrião Melo (uma escola centenária) pode possibilitar oportunidades para alunos da cidade brilhar na ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário