Laranja contém vitamina C, que é considerada um poderoso antioxidante – Foto Reprodução
O Carnaval já acabou, mas o verão ainda continua. E a ação dos raios UVA e UVB na pele – um órgão extremamente exposto e vulnerável – pode acelerar o processo de envelhecimento, aumentando as rugas, sobretudo, na estação mais quente do ano.
A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), elaborou uma série de dicas para ajudar nos cuidados com a alimentação. “Os benefícios de uma alimentação saudável vão além da manutenção de peso e da prevenção de doenças. Essa alimentação também melhora a estética, os cabelos, as unhas e a pele”, explicou a nutricionista Michelli Nascimento.
De acordo com Michelli, optar por aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras de cor amarelo-alaranjados ou avermelhados tem um impacto muito positivo na estética, promovendo também prevenção dos efeitos do envelhecimento precoce, como também promove a fotoproteção natural. “Esses alimentos são ricos em antioxidantes – substâncias que combatem a ação dos radicais livres e deixam a nossa pele saudável”, disse a nutricionista.
ALIMENTOS PARA CUIDAR DA PELE
Laranja, mamão e morango: a vitamina C é um poderoso antioxidante e também tem ação na formação do colágeno. Invista nestas frutas para combater o envelhecimento.
Cenoura: o principal componente da cenoura é o betacaroteno, pigmento que confere a cor alaranjada a este vegetal e também a outros como abóbora, manga, mamão e laranja. Além de proteger a pele das radiações UVA, o betacaroteno contribui para a pigmentação da pele e para a prevenção do envelhecimento.
Tomate e molho de tomate: aqui o pigmento responsável pela cor avermelhada é o licopeno. Pessoas que consomem licopeno com frequência desenvolvem menos eritema – a coloração vermelha que toma conta da pele após um banho de sol.
Castanhas e Nozes: ricas em vitamina E, que é muito antioxidante e previne o envelhecimento precoce advindo da exposição solar. Também ajuda na conservação da vitamina A, muito importante no processo de bronzeamento e proteção solar, além de manutenção da imunidade. Pode ser encontrada em oleaginosas, óleos vegetais e cereais integrais, por exemplo, ou através de suplementação mediante orientação profissional.
Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário