quinta-feira, 9 de março de 2017

CAERN deixa Campo Grande e mais 5 cidades do Médio Oeste sem água durante 10 dias

Adutora Médio Oeste ficará parada até a conclusão do serviço

O aumento do volume de água no riacho que passa próximo à captação da adutora Arnóbio Abreu (Médio Oeste), entre Jucurutu e Triunfo Potiguar, deslocou a tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que leva água para seis cidades da região Oeste. A previsão é que o conserto seja realizado no prazo de dez dias. Os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu ficarão neste período sem abastecimento.

A região onde é feita a captação da adutora Médio Oeste é de difícil acesso e fica próximo a uma região com muitas serras. Com as chuvas ocorridas na região no final de semana, dois riachos que se formam pela água que desce das serras ganharam muito volume e danificaram os tubos do sistema de abastecimento.

Desde o segundo semestre do ano passado que as cidades abastecidas pela Adutora Médio Oeste estão em rodízio de abastecimento em função da redução do volume de água no Rio Piranhas/Açu. As bombas utilizadas para retirar água já estão a cerca de três quilômetros do ponto original de onde se tirava o produto no rio. À medida que a redução no volume aumenta, o ponto de captação vai sendo deslocado.

Em razão da baixa do volume de água, no ano passado, a Caern realizou obra emergencial que incluiu um novo ponto de captação no rio e construiu uma nova adutora com diâmetro de 300 milímetros e 1 quilômetro de extensão. Foram adquiridos equipamentos e estendida a instalação elétrica para permitir o bombeamento de água até as Estações Elevatórias que levam o produto para as cidades atendidas pela Médio Oeste. 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário