quarta-feira, 25 de março de 2015

Apodi/RN: Inaugurada há 47 dias, cadeia feita com doações está superlotada

CDP de Apodi, no Oeste, recebeu transferência de 30 presos nesta terça.
Centro de Detenção foi erguido com mão-de-obra carcerária.
Presos chegaram nesta terça no CDP de Apodi vindos da Grande Natal (Foto: Jair Gomes/G1)

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, voltou a ficar superlotado nesta terça-feira (24), 47 dias depois da inauguração de um novo prédio construído com doações e mão-de-obra carcerária. Autorizada pela Comarca de Justiça da cidade em virtude da recente crise do sistema penitenciário, uma transferência de 30 presos da Grande Natal deixou a unidade prisional com 22 detentos a mais que sua capacidade, que é de 60 pessoas.Mesmo assim, o diretor do CDP, Márcio Morais, explica que as condições são melhores do que em outras unidades prisionais do Rio Grande do Norte. O problema, segundo o agente penitenciário, está sendo conseguir colchões e material de limpeza para os detentos recém chegados. "Todos vieram do CDP de Pirangi, em Natal, mas vieram só com a roupa do corpo. Nenhum material foi enviado. Estamos trabalhando nisso", informou.

Além dos 82 presos do regime fechado, o CDP também recebe durante a noite 10 apenados que cumprem pena no regime semiaberto. "Os presos do semiaberto nós colocamos na antiga estrutura do CDP, que fica por trás da Delegacia de Polícia Civil", detalha.

Apesar da autorização da transferência, a juíza Kátia Guedes, da Comarca da cidade, e o promotor de de Justiça, Sílvio Brito, ressaltam que a permanência dos 30 presos é provisória. "Os presos ficarão de 60 a 90 dias conforme conversado com a Secretaria de Justiça e Cidadania", pontua o promotor.

A juíza destaca que autorizou o recebimento dos detentos por causa da recente série de motins que atingiu 14 das 33 unidades prisionais do Rio Grande do Norte. "É uma questão emergencial", concluiu.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário