terça-feira, 31 de março de 2015

Macaxeira gigante quebra recorde no Ceará e faz sucesso entre moradores

Macaxeira, também conhecida como mandioca ou aipim, tem 112 quilos.
Raiz é a maior do CE, segundo Ematerce, e faz sucesso na cidade.
Macaxeira gigante faz sucesso na cidade e moradores pedem para tirar fotos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

Um agricultor de São Luís do Curu, no interior do Ceará, colheu nesta semana uma macaxeira gigante, de 112 quilos. A raiz comestível é também conhecida como macaxeira ou aipim em outras regiões do Brasil.

A macaxeira gigante colhida pelo técnico agrícola Antônio Alzemar fez tanto sucesso na cidade que as pessoas tiram foto enquanto ele desfila nas ruas de São Luís do Curu. O tubérculo foi plantado no quintal de Alzemar há um ano e três meses e surpreendeu pelo tamanho.

“Comecei a arrancar, quando vi, me assustei. Fui cortando, tirando a macaxeira. Tentei puxar sozinho e não conseguiu, chamei meu filho que me ajudou a tirar ela toda”, conta Alzemar.

A maior macaxeira encontrada no Ceará tinha 55 quilos, segundo a Empresa de Assistência Técnica Rural do Ceará (Ematerce), e essa tem mais que o dobro.

Segundo o técnico da Ematerce Fernando Assunção, a macaxeira atingiu o tamanho recorde devido ao bom cuidado do solo. “Em primeiro lugar o excesso de material orgânico no local onde essa planta se desenvolveu. Em segundo lugar, o prazo que ela passou plantada para a colheita. Ela é uma planta com 15 meses e deveria ter sido colhida com 12 meses. Esse excesso de matéria orgânica fez com que ela se desenvolvesse. É um caso que não acontece normalmente”, explica.

A macaxeira serve para consumo animal e humano, mas Antônio Alzemar não quer levá-la para panela. Ele prefere passear com a raiz pela cidade. “Só aqui em Curu que existe esse tipo de coisa, é uma terra abençoada”, diz Carlos Menezes, que pousou ao lado da macaxeira.

O agricultor dá dicas de como obter uma macaxeira gigante e saudável. “Não faça queimadas, não queime folhas, aproveite os restos culturais, aproveite o adubo natural da material orgânica”, diz.

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário