terça-feira, 5 de março de 2024

Com carreira internacional, músico Grácio Zaqueu faz concerto em sua terra natal, Campo Grande/RN

Um grupo de músicos de Campo Grande, cidade do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, vai se reunir na terça-feira (5/3) para homenagear o músico e trompetista Grácio Zaqueu, filho da cidade, que nos últimos três anos morou em Helsink, na Filândia, e tocou com renomadas orquestras em vários países europeus. "In Concert: Do mundo pra casa" é o nome do encontro que acontecerá a partir das 19h, no auditório do Instituto Gentil.

Grácio Zaqueu nasceu em Campo Grande, e iniciou seus estudos em música ainda criança no Instituto Gentil. Primeiramente, na Escolinha de Flauta Doce e, depois, dedicando-se ao trompete. Continuou sua formação na Escola de Música da UFRN. Seu talento e dedicação o levaram à Helsinki, Finlândia, onde recentemente concluiu o Mestrado na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus.

"Estou muito feliz de voltara Campo Grande depois de quase dois sem vir ao Brasil e, com o mestrado concluído, pretendo ficar um pouco por aqui, descansando e aproveitando a convivência com meus familiares e meus amigos, vivendo um momento muito importante para mim. A ideia deste concerto me dar a oportunidade de mostrar o meu trabalho à minha cidade e tocar com meus amigos músicos. Sou o filho que à casa torna com muito orgulho do meu lugar", disse Zaqueu.

"In Concert: Do mundo pra casa" vai reunir o sanfoneiro Fernando Nogueira (toca com Raí Saia Rodada), violonista Henrique Lucena e o percussionista e multi-instrumentista Udinho Lima. O evento contará ainda, com as participações especiais dos Maestros Matheus Soares, Juca Tigre e Danilo Wanduyne. Todos são de Campo Grande. No Repertório música popular brasileira.

"São 12 músicas que têm muito significado na minha trajetória; faremos um concerto comentando", explicou Zaqueu.

O trompetista campo-grandense enquanto fazia seu Mestrado tocou com renomadas orquestras em grandes salas da Finlândia, Suécia, Estônia, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Romênia, Hungria, Escócia, Bélgica, Suíça, Eslováquia, Guatemala, Venezuela, Paraguai. "Sempre que subo em um novo palco, lembro-me do lnstituto Gentil, onde além da música tive acesso a livros e às aulas de informática, e dos meus primeiros professores, os Maestros Ranieri Soares, José Wilson Cláudio Jales", recorda Grácio Zaqueu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário