terça-feira, 28 de outubro de 2014

Contra os abusos: Veja como e onde denunciar crime de racismo na internet

Entre os anos de 2006 e 2013, foram 383.372 denúncias de racismo, envolvendo 51.649 páginas diferentes
Com 94,2 milhões de pessoas utilizando a internet no Brasil e 60% delas usando as redes sociais diariamente, os casos de crimes virtuais podem se tornar mais comum. Atualmente, o crime de racismo na internet é o segundo mais frequente, perdendo apenas para os crimes de pornografia, que registrou 80.195 denúncias anônimas. De racismo foram 78.690.

Entre os anos de 2006 e 2013, foram 383.372 denúncias de racismo, envolvendo 51.649 páginas diferentes escritas em sete idiomas e hospedadas em 6.392 hosts diferentes. De acordo com o SaferNet Brasil, entidade que atua no combate de crimes contra os direitos humanos na internet, registraram um crescimento de 81% na comparação entre o primeiro semestre de 2013 e o mesmo período deste ano.

Ainda de acordo com SaferNet Brasil, muitos que são discriminados na internet não sabem qual a devida atitude tomar e de onde registrar a ocorrência. Alguns sites são especializados em combater esse tipo de crime. Veja quais:

No site da Polícia Federal, foi criado uma página para denunciar Crimes Contra os Direitos Humanos na Internet. O internauta deve clicar no item ‘Crimes de Ódio’ que definem a prática a qualquer tipo de preconceito, seja de cor ou religião. O site ainda instrui que caso o crime não tenha sido cometido na internet, o serviço Disque 100 deve ser utilizado.

No site SaferNet, a vítima pode denunciar qualquer material escrito, imagens ou outro tipo de representação de ideias ou teorias que promovam e/ou incitem o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional.

Por último, no site do Ministério Público Federal, existe uma página da Sala de Atendimento ao Cidadão, onde os internautas podem efetivar a queixa.

Fonte: iBahia via Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário