domingo, 19 de outubro de 2014

Inovação é alternativa para produtores rurais do Semiárido, diz Sebrae do RN

Construção de barragens subterrâneas é uma das soluções.
No RN, 152 cidades estão em 'situação de emergência' por causa da seca.
No RN, 152 municípios estão em 'situação de emergência' por causa da seca (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Embora ainda encarada por diversos produtores rurais como algo distante da realidade do campo, os processos de inovação se tornam cada vez mais presentes e necessários à realidade rural. Atuam como meios para melhorar a convivência com as condições climáticas do Semiárido Nordestino. Palestra realizada no espaço Negócios Rurais, do Sebrae/RN, durante a Festa do Boi, aponta que, ações simples, como a construção de barragens subterrâneas, podem transformar cenários desfavoráveis no campo.

"Este tipo de inovação está ajudando muitos produtores nos locais onde a escassez de chuva é muito grande. A partir da escavação do terreno e colocação de uma lona, é possível armazenar água no solo e utilizá-la para diversos cultivos", disse Kallyo Moura, consultor do Sebrae/RN.
Kallyo Moura, consultor do Sebrae, diz que barragens
subterrâneas pode se alternativa
(Foto: Divulgação/Assessoria Sebrae)

De funcionamento simples, as barragens subterrâneas, construídas para dentro da terra, barram as águas das chuvas que escorrem no interior e acima do solo, formando uma vazante artificial. O terreno permanece molhado entre três e cinco meses, de acordo com a quantidade de chuvas no ano, permitindo cultivos de subsistência, forragem, hortaliças, plantas medicinais, cana-de-açúcar, batata doce e até arroz.

“Este tipo de inovação está ajudando muitos produtores nos locais onde a escassez de chuva é muito grande. A partir da escavação do terreno e colocação de uma lona, é possível armazenar água no solo e utilizá-la para diversos cultivos”, explicou o consultor que ministrou palestra “Inovação acessível a pequenos produtores”.

Orgânicos
Outro aspecto da inovação apresentado durante a apresentação no Espaço Negócios Rurais, do Sebrae/RN, diz respeito à produção de alimentos orgânicos com alternativa mais viável e rentável frente aos produtos tradicionais. Além do valor agregado, os resultados relativos à sustentabilidade são aliados do produtor na conquista de novos mercados. “Existem possibilidades diversas na busca pela implantação de melhorias no campo através da inovação. O pequeno produtor precisa entender que, nem sempre, inovação significa uso de tecnologias avançadas e de altos custos”, ressaltou.

A programação do Espaço Negócios Rurais do Sebrae/RN está inserida dentro da Festa do Boi, que segue até este sábado (18), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Diversas palestras com temáticas relativas a diversas áreas do agronegócio e exposição de produtos integram o cronograma de atividades.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário