quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Meteorologistas alertam que baixa umidade do ar faz aumentar a sensação de calor

O período que vai de outubro a dezembro costuma registrar as temperaturas mais elevadas no Rio Grande do Norte. Contudo, este ano, meteorologistas alertam para outro fator climático que tem se apresentado: a baixa umidade do ar, que faz com que o desconforto, sobretudo respiratório, seja maior e leve a sensações como de secura na garganta e lábios rachados.

"A temperatura deverá continuar alta, mas o grande problema desta estação tem sido a baixa umidade do ar, que chegou ao nível de somente 20% em um dia de medição na cidade, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de pelo menos 70%", conta o meteorologista José Espínola.

O meteorologista explica que estamos na Primavera, estação em que os raios solares atingem a região Nordeste de forma perpendicular, com maior intensidade, aumentando as temperaturas. Ele chama a atenção para o fato de, tentando fugir do calor, muitas pessoas aumentam o uso e intensidade do ar-condicionado, o que reduz ainda mais a umidade do ar.

"Recomendo que as pessoas redobrem os cuidados com o uso do ar-condicionado e a exposição solar, sobretudo com crianças e idosos, das 12h às 16h, além de, se possível, usar umidificadores de ar para amenizar os efeitos negativos ocasionados pela baixa umidade", disse José Espínola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário