quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Cidades que recebem água do rio Piranhas-Açu podem ficar sem abastecimento

Nível baixo do rio Piranha-Açu pode provocar desabastecimento em cinco cidades

Os consumidores que residem em cidades abastecidas com água do rio Piranhas-Açu devem tomar cuidado redobrado com o uso racional da água.

Em função da baixa do volume de água do rio Piranhas-Açu, que abastece as cidades de Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, São Fernando e parte de Caicó, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), alerta à população destes municípios sobre evitar o desperdício e enfocar a economia de água enquanto persistir esta situação. As populações de outros municípios que também recebem agua desse mesmo manancial, também devem ficar atentas a orientação da Caern.

Para se ter uma ideia, por causa desta situação, o abastecimento de água de Caicó está temporariamente sendo realizado somente pelo açude Itans que também se encontram com o nível baixo. O reservatório que tem capacidade para armazenar 81.750.000 de metros cúbicos está com apenas 8.070.000, o que representa 9,87% de sua capacidade total. A última medição foi feita ontem (21).

Com isso a cidade de Caicó, conta com apenas 50% do abastecimento total.
O motivo é que, além da seca, com a baixa precipitação para abastecer o rio Piranhas-Açu, a alimentação hídrica do rio, que se dá pelo complexo Curema-Mãe D’água, com nascente no vizinho Estado da Paraíba, está comprometida em função de um barramento de vegetação.

Este barramento, na altura do rio Piancó, está interferindo no fluxo hídrico da água para o rio Piranhas-Açu.

A Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão das águas, tentou inicialmente uma intervenção manual para retirada desta vegetação, sem sucesso. O serviço vem sendo realizado pelo Dnocs/Cest-PB desde 13 de outubro, mas ainda não foi concluído.

A limpeza mecanizada, por meio de retroescavadeira, somente será possível após significativo avanço na limpeza manual, o que não ocorreu até o momento, pelas condições técnicas e naturais apresentadas. “Fomos informados pela ANA que isto pode demorar, por isso é importante que a população faça a sua parte, economizando”, ressalta Bruno Medeiros, chefe da unidade de água em substituto de Caicó.

Consumidor deve utilizar água de forma racional
O rio Piranhas-Açu encontrava-se no início da semana com um volume de 43 centímetros, quando o normal é aproximadamente 86 centímetros. Por causa disso, a Caern teve que desativar uma das duas bombas que retiram água do rio, mantendo o volume disponível pelo máximo de tempo possível.

Diante dessa situação, a Caern tem trabalho no sentido de orientar os gestores municipais e a população dos municípios abastecidos pelas agua do rio.

Além da situação do rio, a maioria dos reservatórios de água no Estado está com níveis críticos e poderão entrar em colapso até fevereiro do próximo ano, caso não chova em quantidade suficiente nos próximos meses. Para amenizar a situação, a população pode fazer sua parte economizando o máximo possível de água.

Atitudes simples podem ajudar a reduzir o consumo mensal do líquido, segundo orientam especialistas. Um pouquinho da água economizada a cada dia pode fazer uma grande diferença no volume do recurso natural utilizado no mês e na conta de água.

Entre as principais dicas para economizar água, estão evitar lavar louça, cabelos ou escovar os dentes com a torneira ou o chuveiro aberto. Também evitar “varrer” a calçada com a água da mangueira e, ainda, verificar a ocorrência de vazamentos nas instalações internas do imóvel, como torneiras e caixa de descarga.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário