segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Prefeito Bibi de Nenca inaugura sistema de abastecimento de água em Cabeça do Boi na área de caatinga

O prefeito de Campo Grande/RN, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo (Bibi de Nenca), esteve na tarde do último sábado (27/12) na comunidade rural de Cabeça do Boi inaugurando mais uma obra de sua gestão, essa ação diz respeito a um sistema de abastecimento de água canalizada a partir de um poço artesiano com capacidade de fornecer 16 mil litros de água por hora, e para aproveitar todo esse potencial hídrico, foi instalado um motor elétrico que bombeia a água para uma caixa d’água localizada em um ponto elevado e de lá a água é distribuída por gravidade para áreas de terras de pequenos criadores na região da caatinga do nosso município, beneficiando diretamente cerca de 74 famílias na comunidade de Cabeça do Boi, sendo 38 na própria comunidade e outras 36 na região da caatinga.
O sistema também beneficia 32 famílias da comunidade de Monte Alegre e mais 11 famílias da comunidade de Trápia; dando um total de 117 famílias beneficiadas com água encanada, que pode ser utilizada para o banho e atividades domesticas em geral e para matar a sede dos rebanhos de bovinos, equinos e caprinos, entre outros.
Vale destacar que nessa obra a Prefeitura investiu cerca de R$ 23.800,00 em contra partida para a execução do projeto em conjunto com o DNOCS. Sendo que na área de caatinga foram utilizados 1.200 metros de cano para levar água para áreas antes totalmente secas; sendo que toda a canalização da água foi feita pela Prefeitura de Campo Grande com recursos próprios.

Essas importantes obras fazem parte de um conjunto de ações que vêm sendo executadas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN, Administração Cuidando de Você! Prefeito Bibi de Nenca, em parceria com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), que visa levar água ao homem e a mulher do campo por meio da perfuração e instalação de poços artesianos, e nesse sentido somente em 2014 já foram mais de 20 poços instalados. O prefeito Bibi de Nenca disse que sua administração tem trabalho duro no sentido de levar água para os lugares onde a escassez do precioso liquido, que muitas vezes de forma paradoxal esta debaixo de nossos pés, por isso que tenho dito que através da perfuração e instalação de poços é que estamos aos poucos mais com muita luta e fé minimizando os efeitos da seca, complementou Bibi de Nenca.
Seu Leonel (de chapéu de palha), no alto de seus 99 anos de idade foi prestigiar e agradecer ao prefeito Bibi de Nenca por essa grande ação em prol da sua comunidade.

A secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino disse que sua pasta têm trabalho incansavelmente em prol do homem e da mulher do campo e os resultados dessa luta estão brotando em diversas partes do nosso município beneficiando das mais diversas maneiras a população da zona rural, seja com a perfuração e instalação de poços, com a construção de açudes e barreiros, reforma das estradas vicinais e com assistência técnica; a nossa secretaria tem dado total apoio para que a nossa zona rural se desenvolva, finalizou Irene Galdino.

Acompanharam o prefeito Bibi de Nenca neste acontecimento; o vice Grimaldo Gondim, os vereadores Arnaldo Bezerra e Antonio Holanda, as secretárias de Agricultura, Irene Galdino e de Saúde, Edinete Katiuscia, o secretário de Finanças Ricardo Azevedo, o coordenador Valdecio Medeiros e o advogado Dr. Eider Vieira (Eidinho).
Foi uma tarde de festa para a comunidade de Cabeça do Boi e adjacências, que comemorou com um churrasco essa grande conquista, possível graças ao compromisso e a dedicação de uma administração e de um gestor que esta focado no desenvolvimento coletivo do nosso município, com a implementação de ações que beneficiam tanto aqueles que vivem na cidade como também na zona rural.
O vice-prefeito Grimaldo Gondim durante sua fala, enalteceu essa grande ação da administração do prefeito Bibi de Nenca em prol da comunidade de Cabeça do Boi.
A comitiva do prefeito Bibi de Nenca também vistou a obra de um barreiro, que esta sendo construído pela secretaria municipal de Agricultura na área da caatinga.
Foi uma tarde de alegria e de festa para a comunidade de Cabeça do Boi.


Texto e Fotos: Thiago Gondim - Prefeitura Municipal de Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário