quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Previsão é de chuvas entre normal e abaixo da média

Situação favorável a chuvas deve continuar pelos próximos meses no RN - Foto: Luiz Mirraily

Sem falar em percentuais, como ocorreu na primeira reunião do ano, os meteorologistas que participam da II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste, concluída nesta quarta-feira (25), disseram que são boas as perspectivas para o período chuvoso no semiárido nordestino entre os meses de março e maio. Ao contrário das previsões de janeiro, que apontavam para a maior possibilidade de chuvas abaixo da média, o cenário atual é mais animador.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, o período chuvoso depende principalmente das condições do Atlântico sul. Como houve a melhora, há também o aumento na previsão de chuvas. O meteorologista, no entanto, ainda não confirmou percentuais das probabilidades, o que será feito após a reunião entre os profissionais que analisam as condições climáticas. Segundo ele a expectativa é que as chuvas fiquem entre normal e abaixo do normal.

Os meteorologistas estiveram reunidos na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), no Jiqui, após análise dos parâmetros climáticos, concluíram ontem a previsão. “A previsão melhorou e diante das mudanças climáticas é possível que predomine a condição de chuva de normal e abaixo do normal da média histórica, com grande variabilidade temporal e espacial para o período de março a maio no semiárido nordestino”, disse o meteorologista Gilmar Bristot.

Com relação à atual condição da reserva hídrica dos reservatórios do Nordeste e, “com um provável cenário de chuvas de normal a abaixo da média histórica para os próximos três meses, sem expectativas de recargas expressivas é necessário a adoção de medias para prolongar o horizonte de disponibilidade hídrica para a região”.

Instabilidade continuará em todas as regiões do RN
Ainda de acordo com o setor de meteorologia da Emparn, a instabilidade associada à presença da Zona de Convergência Intertropical continuarão a ocorrer em praticamente todas as regiões do RN nos próximos dias, deixando o céu sobre o Estado com predominância de parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões, principalmente nas regiões Oeste Central e Leste, como vem ocorrendo desde a semana passada. Nas ultimas 24 horas, o volume de chuvas registradas em algumas cidades chegou a superar os 60mm. A maior incidência ocorreu na cidade de Em São Gonçalo do Amarante na região Leste do Estado, onde foram registrados 65,8mm.

Já na região Agreste o maior volume de chuvas ocorreu na cidade de Barcelona que enfrenta dificuldades no abastecimento. Na cidade foram registrados 60mm. Na região oeste, o maior volume de chuvas ocorreu na cidade de Portalegre com 51,8mm.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário