
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janduís-SINDISERJ, recebeu pelo Executivo Municipal, no último dia 20 de março, mais uma Proposta de Reajuste Salarial para categoria dos Professores.
A presidente do sindicato esclareceu que, mediante a intransigência da gestora municipal de Janduís/RN em reconhecer direitos trabalhistas a que assiste a categoria acha um desrespeito e envia nota de esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O SINDISERJ vem por meio desta, esclarecer que, mediante a INTRANSIGÊNCIA da gestora municipal de Janduís/RN em reconhecer direitos trabalhistas a que assiste a categoria dos Professores Municipal, e se utilizando de meios coercitivos para que os Professores em Greve retornem as suas atividades docentes, antes de fechar um acordo coerente com a categoria, se faz necessário explicar o seguinte:
1) A última Proposta encaminhada pela gestão municipal ao sindicato foi protocolada dia 20/03/2015, às 15h:55min, na qual estabelece um prazo máximo de 48h para resposta;
2) Foi anunciado sábado dia 21/03/2015, em carro de som, que todas escolas Municipais iniciariam suas atividades letivas no dia 23/03/2015 (segunda-feira);
3) Diretores das escolas Municipais ligaram sábado (21/03/2015) para os professores(as), requisitando a estes para retornarem as salas de aulas na data supracitada sob pena de as salas de aulas serem assumidas por pessoas que serão contratadas;
4) Em relação ao prazo, de acordo com ofício nº 008/2015 encaminhado a gestora Municipal, no qual trata da deflagração da Greve, diz que: "Todavia si no decorrer desta houver atendimento no que diz respeito ao pleito reivindicatório, em sua plenitude, a paralização se cessará no prazo máximo de 48h (quarenta e oito horas), e, se acaso houver propostas por parte da SEMECD/JANDUÍS-RN, esta entrará em análise e deliberação por meio de votação em assembleia, por prazo máximo de 72h (setenta e duas horas").
Levando em consideração que o sindicato e os membros da Comissão precisam analisar minuciosamente a Proposta, como foi feito sábado (21/03/2015) das 8h às 11h30min, e da impossibilidade em realizar assembleia no dia de domingo, se torna impossível cumprir o prazo de 48h, ficando amparado o de 72h, pois está assegurado no ofício nº 008/2015.
A abertura das escolas Municipais no dia 23/03/2015, não implica na volta dos Professores que estão em greve, haja vista que estes ainda vão deliberar em assembleia a última proposta enviada pela Prefeita.
Nenhum Professor e Professora deve sentir-se coagido ou chantageados por ligações, nem por documentos oficiais, a voltar segunda-feira (23/03/2015), tendo em vista que a Proposta será apresentada à categoria em Assembleia Geral, conforme Edital de Convocação, segunda-feira, ou seja, no dia 23/03/2015, ás 14h:00min, e que caso seja aceita a proposta, possivelmente esta, será homologada na terça-feira (24/03/2015).
Mediante esses esclarecimentos, fica claro que os Professores(as) que estão em Greve só retornaram as salas de aula quando tudo estiver resolvido, obedecendo a legalidade.
Diante do que fora exposto, cumpre mencionar que, quem determina o fim da Greve são os professores(as) e não a gestão municipal.
Janduís/RN 21/03/2015
Veja as imagens da mobilização ocorrida na última sexta-feira onde a caminhada teve o apoio e participação da população, sejam acompanhando ou os familiares de alunos que observavam nas calçadas ou nas ruas. Todos prestigiavam e davam sinais de apoio, por todos os bairros da cidade com paradas.
Esteve presente no movimento colaborando a direção do SINDISERPUM, a Presidente Marleide Cunha e Celina Gondim, da CUT Eliete Vieira, da FETAM-RN a Vice- Presidente Nina, do SINTRAF, o Presidente Raimundo Canuto, o Coordenador do CIRANDUÍS Bergue, do Centro Padre Pedro Martilene Duarte, Almeida do Diretório do PT, Vereadores, Arthur Barbosa e Lázara Maia, e a Professora Aretusa.
.jpg)
Icém Caraúbas
Nenhum comentário:
Postar um comentário