segunda-feira, 29 de junho de 2015

INSS é autorizado a abrir 950 vagas em novo concurso

O Ministério do Planejamento publicou nesta segunda-feira (29) autorização para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abra novo concurso público. Serão oferecidas 950 oportunidades, sendo 800 para técnicos (nível médio) e 150 para analistas do seguro social (nível superior em serviço social). O edital de abertura está programado para sair até dezembro deste ano. 

Na mesma portaria, foi autorizada a nomeação de 150 analistas do seguro social aprovados no último concurso para o cargo, em 2013. Na ocasião, foram 300 vagas para analistas, disputadas por 148 mil candidatos – uma concorrência média de 547 por vaga. O concurso foi organizado pela Funrio e contou apenas com prova objetiva sobre língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, de administração, de direito administrativo, constitucional e previdenciário e conhecimentos específicos. O salário, na época, foi de R$ 7.147,12.

Já no caso do cargo de técnico, o último concurso ocorreu em 2011. Desta vez, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) que organizou o concurso. Foram 1.500 vagas com salário de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para peritos médicos previdenciários. Ao todo, mais de 916 mil inscritos participaram das provas.

“Essas autorizações vão dar ao INSS os recursos humanos necessários para executar novas atividades como o pagamento do seguro defeso bem como abrir novos postos de atendimento”, explicou o secretário de Gestão Pública do MP, Genildo Lins.

Em 2015, serão abertas 150 novas agências que irão se somar às 1,4 mil existentes do INSS no país. Outra razão para a recomposição de pessoal é o aumento no volume de serviços a partir das novas atribuições relacionadas às mudanças na legislação sobre aposentadoria especial para deficientes físicos.

Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário