sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Água para Todos beneficia atingidos pela seca no RN

Sistemas simplificados de abastecimento de água atendem à população de áreas rurais

A coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) divulgou balanço sobre as principais obras realizadas pelo órgão federal na região oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com o coordenador estadual José Eduardo Alves Wanderley, os investimentos vêm sendo feitos na região através da implantação dos sistemas simplificados de abastecimento de água do programa Água para Todos, que tinham sido contingenciados no fim de 2013, foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional para aplicação em pequenas localidades rurais atingidas pela seca.

Além dos sistemas de abastecimento também foram perfurados poços e realizadas outras obras importantes, na região de Mossoró e municípios da região oeste, como Areia Branca, Campo Grande, Apodi, Messias Targino, Frutuoso Gomes, Janduís entre outros. “Já foram concluídas diversas obras como a perfuração de poços, instalação de chafarizes, reservatório elevado de água, barragens subterrâneas e pequenas adutoras para o abastecimento domiciliar das famílias, que estão enfrentando a seca dos últimos anos”, destaca Eduardo Wanderley.

Os sistemas simplificados de abastecimento já estão beneficiando mais de 17.500 pessoas, com mais de 300km de rede de distribuição de água. Eduardo Wanderley informou ainda que em 80% dos sistemas, as famílias já estão com água em casa na torneira.

Segundo o coordenador estadual do Rio Grande do Norte, através do programa Água para Todos foram perfurados na região oeste do RN 106 poços, além de miniadutoras. “Um exemplo de sucesso na região de Mossoró é a adutora de Jucuri, que tem 28 quilômetros de extensão atendendo 11 localidades rurais e beneficiando mais de 10 mil pessoas”, disse.

Eduardo Wanderley disse que os prefeitos têm elogiado a construção de 78 barragens subterrâneas, que beneficiaram 624 pessoas e já acumularam água com as chuvas recentes.

Sistemas de abastecimento estão garantindo água para população

Outros municípios da região têm se destacado com a perfuração de mais 30 poços, como Apodi. No município, o diferencial é que os sistemas simplificados de abastecimento de água estão sendo alimentado através de energia solar, o que reduz os “gatos” e proporciona maior durabilidade. A coordenação estadual também tem acompanhado o desenvolvimento da obra do Perímetro Irrigado do Vale do Apodi.

Eduardo Wanderley informa também que estão sendo construídas três miniadutoras. Já em Campo Grande, 16 poços foram perfurados. Nesse caso, os poços estão funcionando através de cata-vento e distribuída através de chafarizes. Além disso, foram instalados mais cinco sistemas de abastecimento em poços já existentes na cidade.

Em Frutuoso Gomes, seis sistemas de abastecimento foram instalados, beneficiando diversas famílias.

Na região do Seridó, no município de Equador, com população de três mil habitantes, que estava sob colapso no abastecimento, foram instalados dois sistemas simplificados que atenderam a duas mil pessoas que deixaram de sofrer com a falta de água.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário