terça-feira, 22 de março de 2016

RN só tem um reservatório d'água que pode aguentar estiagem até 2019

O último balanço dos níveis das barragens e açudes monitorado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) foi divulgado pelo órgão na última segunda-feira, 21.

Segundo o Igarn, dos 47 reservatórios, atualmente, 11 deles estão completamente secos e outros 14 encontram-se no volume morto, como é chamada a reserva técnica que fica abaixo do nível das comportas.

Ainda de acordo com a análise, caso a estiagem persista, apenas a barragem de Santa Cruz, em Apodi, deverá manter-se com água até 2019. Localizado na região Oeste potiguar, o reservatório possui atualmente 179,6 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 29,95% dos 600 milhões de metros cúbicos totais de sua capacidade.

Já o maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Assu, que tem capacidade para até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, encontra-se com apenas 19,81% desta capacidade. E, se não chover, deve entrar no volume morto em novembro deste ano ou mesmo secar por completo antes mesmo de o ano acabar.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 17 municípios estão em colapso, 74 com rodízio no abastecimento e 153 em estado de emergência por causa da seca prolongada.

Por César Alves via Assú Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário