A Justiça Eleitoral condenou o candidato à prefeito de Upanema, Renan Mendonça (PL), por propaganda eleitoral antecipada por evento realizado após a convenção eleitoral no dia 16 de Setembro do corrente ano. A ação foi movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN).
De acordo com a sentença “verifico que os representados e seus aliados, antes da convenção, fizeram postagens nas redes socias e enviaram mensagens, via WhatsApp, com o objetivo de divulgar a realização de uma manifestação de cunho estritamente eleitoral, que seria realizada após a convenção partidária.
Tal manifestação se concretizou e, conforme vídeos hospedados nos Id’s n. 5433801/ 5432646, concentrou um grande número de pessoas, a maioria usando blusas na cor azul, entoando frases em carro de som com o slogan já propagado nas redes sociais do candidato, como O POVO QUER O LIMPO, SAI PARA LÁ O FICHA SUJA, tudo isso antes do prazo designado no calendário eleitoral para a realização de propaganda.”
A legislação eleitoral só permite esse tipo de propaganda a partir do dia 26 de setembro.
O pedido do MP foi realizado em 22 de setembro, por meio de Representação Eleitoral formulada pela promotora da Justiça Eleitoral, Janayna de Araújo Francisco.
O candidato foi condenado a pagar uma multa de R$ 5 mil, por conta da ilegalidade.
Contexto Upanemense
Nenhum comentário:
Postar um comentário