sexta-feira, 24 de abril de 2015

Análise mostra a tendência de ocorrência de chuvas de 24 a 30

O Boletim de Análise Climática da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) revela que “mesmo com um quadro de pouca chuva ocorrida nas últimas semanas, as condições oceânicas/atmosféricas, juntamente com a Oscilação 30-60 dias e a posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) indicam uma melhora na ocorrência de chuvas para o restante do mês de abril.

Segundo os meteorologistas, “são esperadas boas chuvas com valores que deverão variar entre 50 milímetros (mm), no interior até 150mm no litoral leste. O monitoramento das chuvas ocorridas até o dia 23 abril revela que “o bloqueio que estava presente sobre a região Nordeste foi dissipado voltando assim a condição de chuva sobre o Estado, observando-se que as maiores chuvas concentraram-se sobre a região do Seridó”.

O monitoramento das chuvas acumuladas até o dia 23 de abril sobre o Rio Grande do Norte mostra, segundo o mapa dos desvio percentuais, que ocorreu uma predominância de desvios negativos (chuvas abaixo do esperado para o período). Destacam-se as regiões Agreste e Leste, onde os desvios foram elevados, em uma média superior a -50%. As chuvas observadas nesses 23 dias concentraram-se na faixa central do Estado, atingindo a Microrregião Baixa Verde, Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.

O satélite mostrou poucas formações de chuvas que atuaram sobre o Nordeste Brasileiro até meados dessa semana e o início da atuação da fase positiva da Oscilação durante essa semana, com previsão de atuação durante os próximos 10 dias. De acordo com a Gerência de Meteorologia, “quando se analisa a posição da Zona de Convergência Intertropical, através de imagens de satélite, observa-se que devido as boas condições do Oceano Atlântico (águas mais frias no Norte e mais quentes no Sul), e a diminuição do bloqueio atribuído a atuação da fase negativa da Oscilação 30-60 dias, a ZCIT está bem atuante sobre a Região Nordeste”.

A análise referente as condições oceânicas/atmosféricas da última semana mostra que o aquecimento nas águas superficiais no oceano pacífico continua presente, evidenciando o Fenômeno El Niño, mas ainda sem acoplamento entre o oceano e a atmosfera. Isso quer dizer que a circulação dos ventos ainda não reflete a presença do fenômeno. No Oceano Atlântico, a condição de águas mais aquecidas no setor sul e águas mais frias no setor norte continuaram presentes, e essa configuração é favorável para a ocorrência de chuvas oriundas das instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário