segunda-feira, 27 de abril de 2015

Médicos esclarecem as principais dúvidas para quem acha que está com dengue

Febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo são sinais da doença
Diversas regiões do Brasil estão sofrendo com surto de dengue. Há cidades do Sudeste que já decretaram epidemia da doença. Você está desconfiado que foi picado pelo mosquito Aedes aegypti? As infectologistas Régia Domous e Raquel Muarrek, Hospital e Maternidade São Luiz, esclarecem as principais dúvidas.

Febre alta de 39° a 40° com duração de até 48h e pode estar associada a dor de cabeça, dor muscular, dor na barriga, presença de manchas vermelhas no corpo, náusea, sinais de desmaio e dificuldade na ingestão de líquidos.

Os primeiros sintomas serão sentidos somente após o período de incubação do vírus da dengue no organismo: em média de cinco a seis dias. Este período também pode variar de 3 a 15 dias.

Quando devo procurar atendimento médico?

Nos primeiros sintomas recomenda-se procurar atendimento médico. No pronto-socorro o paciente passará por um diagnóstico clínico e será submetido ao exame Prova do Laço — com um aparelho de pressão, o procedimento avalia a fragilidade do vaso sanguíneo e a tendência do paciente à hemorragia.

O paciente também realizará um exame de sangue para a medição de plaquetas e hematócitos. Caso a contagem de hematócitos esteja acima do normal e as plaquetas abaixo de 150 mil, há indícios de Dengue. Dependendo do diagnóstico e da gravidade do caso, recomenda-se que o paciente faça o tratamento em casa ou que seja internado.

Fui diagnosticado com dengue. Quais são os cuidados que preciso tomar? 

Pessoas com dengue podem sofrer desidratação pela perda de líquidos por vômitos e diarreia, por isso a hidratação e boa alimentação são essenciais durante a recuperação, que demora em média uma a duas semanas a partir do primeiro dia de febre. Nesse período, é importante fazer repouso e seguir as recomendações médicas.

Como é feito o diagnóstico?

A doença é confirmada quando o exame de sangue de sorologia der positivo. O resultado será obtido apenas no 6º dia dos primeiros sintomas. Segundo as especialistas, a sorologia para a doença demora seis dias para se positivar, por isso é preciso esperar para ter o diagnóstico preciso.

Elas acrescentam que nesse período são realizados exames complementares, como a prova do laço e hemograma, que auxiliam no diagnóstico clínico e avaliam o possível quadro de dengue.

Quando a internação é necessária?

Há necessidade de internação quando o quadro é mais grave. Nesses casos, o paciente pode apresentar algum tipo de sangramento, não conseguir ingerir água e sua contagem de hematócitos e plaquetas não está normal. O paciente pode permanecer no hospital de dois a cinco dias.

Posso continuar o tratamento em casa?

Não há necessidade de internação em casos considerados fora de risco, geralmente quando a contagem de plaquetas está boa e a prova do laço der negativa. Nesse caso, o paciente deve seguir as recomendações médicas para garantir que a recuperação seja rápida e efetiva.

Embora o paciente volte para casa, ele deverá retornar ao pronto-socorro em 24 horas ou 48 horas para monitorar a contagem de plaquetas e hematócitos e realização do exame de sorologia para dengue. Dependendo do caso, há necessidade de ir ao hospital até três vezes.

Por que a dengue pode evoluir para um quadro hemorrágico?

A dengue é caracterizada como um quadro inflamatório em todos os vasos sanguíneos do corpo, deixando-os mais permeáveis para a saída de sangue. Este quadro pode evoluir para o choque hemorrágico (perda aguda de sangue).

Cuide da hidratação

A ingestão oral diária de água deve seguir a conta de 60 ml a 80 ml por quilo, ou seja, uma pessoa com 80 kg, por exemplo, deve ingerir cerca de 4 litros de água por dia. Além de água recomenda-se a ingestão de chás, água de coco, sucos ou soro caseiro. Não devem ser ingeridos refrigerantes, isotônicos e bebidas muito doces.

Cuidados com alimentação

A febre pode ocasionar modificações na flora intestinal. Por isso, opte por alimentos leves e de fácil digestão. Alimentos gordurosos devem ser evitados, pois podem aumentar a diarreia.

Fique atenta a coceira na pele

Banhos com água fria, compressas geladas nas regiões afetadas, ou pomadas de pele são indicados, pois ajudam a aliviar a sensação incomoda provocada pela coceira.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário