quinta-feira, 30 de abril de 2015

Serra do Cuó poderá se tornar em Unidade de Conservação (UC) Municipal


Com o objetivo de proteger a Serra do Cuó e torná-la monumento natural brasileiro, o vereador Vagner Souza, o Engenheiro Ambiental Eduardo Gurgel e os escaladores Heráclito Patrício e Allysson Laurentino, estão se mobilizando com IDEMA e a UFRN no processo de instituição da Unidade de Conservação (UC) da Serra do Cuó no município de Campo Grande.

Em reunião com o Coordenador do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do IDEMA, Sr. Pedro Leitão e a Bióloga Natália Rodrigues, o vereador Vagner Souza e o Engenheiro Ambiental Eduardo Gurgel puderam ter os primeiros esclarecimentos a cerca dos trâmites legais do processo de instituição da UC, bem como, identificaram as necessidades e benefícios que a UC promoverá ao nosso município. 

A proposta fundamenta-se no planejamento, definição, criação, implantação e gestão de Unidade de Conservação (UC), de acordo com a política ambiental do Estado e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, de forma participativa, para proteção da natureza e bem-estar das gerações presentes e futuras.

Abertura do processo, estudos técnicos da serra, audiências públicas, entre outras atividades, serão partes integrantes e essenciais para a conclusão e reconhecimento da serra do Cuó como Unidade de Conservação Municipal, com efeito de título nacional.

O segundo encontro será feito ainda hoje com o Sr. Marcos Nascimento, professor da UFRN que também encapará nessa proposta de reconhecimento e preservação ambiental da nossa Serra do Cuó. 

Unidades de Conservação legalmente instituídas no RN

Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”;
Parque Ecológico Pico do Cabugi;
Parque Estadual Mata da Pipa;
Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra;
Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una;
Área de Proteção Ambiental Jenipabu;
Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais;
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário