quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Drogas em escolas particulares de Natal vira motivo de preocupação extrema e viraliza no Whatsapp

Pais de alunos do colégio Salesiano São José e Dom Bom Bosco estão preocupados após o relato da migração de estudantes de outros colégios em Natal, que foram expulsos ou “convidados” a saírem da instituição educacional, em decorrência do envolvimento de tráfico de drogas ou consumo de entorpecentes pesados como, por exemplo, LSD. A “pólvora” explodiu depois do vazamento de áudios através do Whatsapp, de uma mãe que relatou um acontecimento envolvendo seu filho, no fim do mês passado, que foi vítima de um ritual de iniciação na droga. O resultado foi uma internação às pressas em conseqüência de um choque anafilático.

Em um dos áudios, a mãe diz que o filho foi passar uma tarde na casa de um colega estudante, na capital potiguar, para comer uma pizza, e que durante um curto intervalo de tempo, menos de duas horas, o seu filho apareceu em frente de sua residência completamente desnorteado, e passando mal. Ainda segundo o áudio, o adolescente foi rapidamente socorrido, com ajuda de vizinhos, e chegou ao hospital espumando. Na ocasião, os médicos tentaram entender do que se tratava, e diante da incerteza e do menor sem condições de descrever o que havia passado com ele, a mãe foi até a casa do colega e, desesperadamente, exigiu a presença de seus pais. Encurralado, o estudante explicou que se tratava de LSD – (droga alucinógena, sintética, isto é, fabricada em laboratório, de uso oral (é ingerida), que não possui odor, sabor ou cor, é mais comumente utilizada, por adolescentes e jovens(ENTENDA MAIS SOBRE A DROGA em texto AQUI).

Em um dos áudios que circulam no Whatsapp, a mãe descreve como teria sido a forma em que seu filho se intoxicou com a droga, de acordo com informações do acusado de incentivar o uso: “Iniciou ele com um papelote e meio de LSD. Ele tem a droga líquida. Ele tem balinha, chiclete. Como meu filho tirou da boca, cuspiu. Disse que estava queimado. O incentivador teria falado então que não tinha nada demais”. Na sequência, segundo relato da mãe, o menor se retirou da casa do colega e foi para sua residência, quando já chegou passando mal.

Colégio emite nota de esclarecimento:

Os Colégios Salesianos do RN, unidades São José e Dom Bosco, vêm por meio deste comunicado se pronunciar a respeito de conversas que estão sendo veiculadas no aplicativo WhatsApp onde mencionam-se que alunos provenientes de outras escolas, supostamente em conflito com a lei, estariam sendo transferidos para nossas unidades salesianas.

Ressaltamos que:

Nossas unidades dispõem de sistema de segurança monitorada 24 horas em todos os ambientes do colégio;

Não foram constatados casos de infração dentro das instalações salesianas;

Casos de infração ocorridos fora do ambiente escolar são de responsabilidade investigativa pelos órgãos competentes, como a Polícia Civil;

A direção dos Colégios Salesianos do RN, bem como toda a comunidade educativa, empenha-se diariamente para proporcionar um ambiente escolar saudável, seguro e transparente. Contamos com equipes de educadores e profissionais altamente capacitados para acompanhar sistematicamente os educandos a eles confiados. Reafirmamos que nossos Colégios são lugares seguros nos quais os pais podem confiar.

Contamos com a colaboração de todos.

Atenciosamente,
Padre Robson Barros
Diretor Geral

Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário