segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sangue na urina e febre podem ser sinais de pedra no rim

Cálculo renal acomete mais homens que mulheres, principalmente entre 20 e 40 anos
Sangue na urina, além de vômitos e febre podem ser sinais de cálculo renal, conhecido como pedra no rim.O cálculo renal acomete 15% da população, sendo aproximadamente duas vezes mais comum em homens do que em mulheres, principalmente entre os 20 e 40 anos, afirma Alexandre Crippa, urologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

O especialista informa também que, como característica, o indivíduo costuma sentir forte dor aguda repentinamente, que independe da posição ou movimentação, geralmente na região lombar e unilateral.

“A suspeita de cálculo é feita por meio da história e quadro clínico e a comparação do diagnóstico geralmente é pela tomografia computadorizada, sem uso de contraste. Este exame também define o tamanho e a localização do cálculo, o que influenciará no tipo de tratamento.”

A fase aguda da dor é tratada com analgésicos e, dependendo da localização e do tamanho do cálculo, é possível esperar a eliminação de forma natural.

Uma forma de ajudar na eliminação da pedra, quando o seu tamanho não é tão pequeno, é através da litotripsia extracorpórea, máquina que fragmenta o cálculo por meio de ondas de choque o que facilita a saída. Outro tipo de tratamento é a ureterolitotripsia — a qual fragmenta e retira a pedra por via endoscópica.

“Fora da fase aguda, o cálculo renal também pode ser tratado por cirurgia percutânea feita por um pequeno `furo` na pele na região dorsal, para fragmentar e retirar o cálculo.”

No homem, dependendo da altura que está a pedra, no canal que liga o rim à bexiga (Ureter), o acesso fica um pouco mais difícil da retirada do mesmo por via endoscópica.

“Por essa razão, em alguns casos optamos pela litotripsia extra corpórea mesmo o cálculo estando no ureter.”

O urologista orienta que o ideal seria ingerir líquido suficiente para urinar de 6 a 8 vezes ao dia, além de não abusar do sal, evitar excesso de vitamina C, refrigerante e controlar o peso.

“Essas atitudes vão fazer com que a urina fique com o aspecto mais transparente do que amarelo e diminua a recorrência de cálculo que varia entre 50 e 80%.”

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário