sábado, 24 de outubro de 2015

Cultura: Camerata de Vozes do RN se apresenta hoje em Campo Grande

A Casa de Cultura Popular Palácio Cleto Souza, através da Gentil Negócios, convida para a apresentação da Camerata de vozes do RN sob a regência de Pe. Pedro ferreira, que irá levar música de qualidade e apresentar diferentes opções musicais, do erudito ao popular, do regional ao folclórico, fomentando a música e contribuindo com a formação das pessoas.

O presidente de honra da CCP Palácio Cleto Souza, Antônio Gentil, observou que este é um grande espetáculo, oportunizando à população campo-grandense e região, um evento de alto nível, garantido o acesso à cidadania cultural.

O trabalho composto por 34 vozes irá levar ao altar da Igreja Matriz de Santana, um espetáculo musical nunca visto em nossa cidade. O cenário do evento que conta com uma produção de grande porte, já se encontra quase pronto a espera dos últimos detalhes. 

A apresentação da Camerata de Vozes do RN e toda sua maestria terá uma única apresentação, neste sábado (24), às 19h, na Igreja Matriz de Santana com entrada franca. Haverá ainda uma apresentação exclusiva com o músico trompetista Grácio Zaqueu, além da Filarmônica Espaço Cultural Cleto Souza, Ballet Infantil e o Grupo de Flauta Doce da Casa de Cultura Popular.

Convide sua família e venha participar desse grande momento cultural em nossa cidade.

Pe. Pedro Ferreira e a Camerata de Vozes do RN – Por Sérgio Vilar 

O trabalho do monsenhor Pedro Ferreira na formação da música erudita e na criação de coralistas no Rio Grande do Norte é desses dignos de manchetes garrafais.

O então “padre” Pedro foi responsável, entre outros, pela criação da Banda Sinfônica da Universidade e também de um dos maiores patrimônios musicais do Estado: o Coral Canto do Povo. Isso há quase três décadas. Nos últimos anos recebeu alguma oposição e deixou o cargo de regente do Canto do Povo ao maestro Janilson Batista. 

Em 5 de junho de 2012, Pedro Ferreira fundou a Camerata de Vozes, assim como o Canto do Povo, também vinculada à Fundação José Augusto. Desde então se firmou como um dos principais grupo de coralistas do Estado, concebida para um gênero de música com origem nas raízes das cameratas italianas, conforme explicou o monsenhor Pedro 

O grupo é composto por 34 membros muito bem selecionados pelo próprio regente, dissidentes de outros grandes grupos do Estado. Ensaia no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP). Em seu repertório trabalha composições variadas, passando pela música sacra, afro-americanas e brasileiras. 

O número mais reduzido de músicos permite trabalhar também o aprendizado estrutural das peças, que vai ao cerne da música como expressão e tradução máxima da sua dimensão espírita de silêncio, sons e sentido, da criação à linguagem e transformação dos sentidos. Assim, as cameratas permitem apresentações em locais menores, diferentemente de grandes grupos e orquestras. 

Portanto, fica o registro da importância do trabalho realizado pelo monsenhor Pedro Ferreira, da Camerata de Vozes e do tradicional movimento coralista do RN, tal qual o movimento de bandas de música espalhado pelo interior do nosso Estado. Essa é a nossa tradição musical mais latente e que se mantenha o apoio total a essa gente!

Fonte: Blog do Vereador Vagner Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário