segunda-feira, 14 de março de 2022

Carta aberta aos pais sobre a possível deflagração de Greve dos Profissionais da Educação de Campo Grande, RN

Caríssimos(as) pais, mães e responsáveis,

Nós, Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/RN, comunicamos que, em Assembleia ocorrida na tarde da última sexta-feira (11/03), por unanimidade dos presentes, foi decidido que até a próxima quarta-feira (16/03), caso o Gestor Municipal Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo “Bibi de Nenca” não se manifeste em favor das reivindicações acerca do cumprimento da Lei do Piso do Magistério, a greve será deflagrada na quinta-feira (17/03).

Esclarecemos que a Greve se faz necessária em resposta ao não atendimento do Gestor Público à única reivindicação da classe: o exercício democrático do diálogo entre gestão e professores em busca de uma negociação para o pagamento do Piso Salarial do Professor, conforme o valor de 33,24%, aprovado por Lei, e não apenas de 10,16%.

ENTENDAM MELHOR

Quando o reajuste do Piso, ou seja, o aumento salarial é sancionado pelo Governo Federal, torna-se obrigação dos municípios e estados o cumprimento da Lei. Algo que não ocorreu no município de Campo Grande/RN, em que a Gestão Municipal, sem buscar diálogo com a categoria, implantou no final do mês de fevereiro um aumento de apenas 10,16%, bem abaixo do valor concedido pela legislação vigente: de 33,24%.

Todos sabem que o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade é a valorização do profissional da educação, que se faz, entre outras formas, com o pagamento de uma remuneração adequada. Profissional adequadamente remunerado é profissional motivado!

Todos também sabem o quanto o professor é uma peça importante para a construção da sociedade, um grande parceiro da família.

Lamentavelmente, pela segunda vez na história de sua administração, nosso Gestor Municipal Bibi de Nenca se mostra indiferente à classe:

– Primeiro, quando no passado reduziu nossa carga horária de trabalho de 40 horas para 30 horas, retirando um direito conquistado de 10 horas do nosso salário;

- E agora, em sua atual administração, tendo a oportunidade de reaver o erro do passado, segue numa postura de silêncio, insiste em manter a mesma postura de outrora, indiferente à garantia dos direitos adquiridos de seus funcionários da educação. Enfim, segue indiferente à valorização dos professores.

Diante do não cumprimento do aumento salarial adquirido por Lei, nós professores nos organizamos, e seguindo os trâmites da legalidade, deixamos claro ao Prefeito Municipal, por meio de 01 ofício e 02 abaixo- assinados a ele destinados, que a intenção do movimento sempre foi e continua sendo o exercício democrático do diálogo entre categoria e gestão, em busca de uma negociação do restante dos 23,08%, proposta essa que possa nos atender, para que não sejamos (mais uma vez) prejudicados ao final do ano, sem a implantação do aumento que nos é de direito.

E como resposta enviada a apenas 01 dos 02 abaixo-assinados, resposta essa em que o gestor nem se dignou a assinar, sendo subscrito pela Secretária de Educação Luiza Vieira, lamentavelmente em seu teor não se constatou nenhum interesse em discutir uma proposta, em negociar uma solução mais adequada - para ambas as partes - de implantação do restante do valor do aumento (23,08%), conforme constava na nossa solicitação enviada via ofício e abaixo-assinados.

Considerando os fatos que podem decorrer a uma greve, queremos deixar claro que não estamos satisfeitos com a situação, no que diz respeito a não estarmos em sala de aula. Porém, reiteramos que a greve, além de ser um direito legítimo, é nosso principal meio de luta nesse momento contra a postura irredutível e antidemocrática por parte da gestão local em relação aos profissionais da educação.

Informamos ainda que, de forma responsável e dentro dos trâmites legais, o município foi notificado sobre o processo de deflagração da greve, com 72 horas de antecedência, para que a rede municipal de ensino não venha a ter nenhum prejuízo.

Pedimos a compreensão e o apoio das famílias de nossos alunos nesse momento de incertezas, pois sabemos que entendem o quanto é importante não abrirmos mão de lutarmos por nossos direitos, de lutarmos por dias melhores.

E finalmente, afirmamos junto aos estimados pais, mães e responsáveis que é nosso desejo que tudo se resolva da melhor forma, sem prejuízos aos alunos e a nós mesmos.

Respeitosamente,

Professores da Rede Municipal de Ensino - Campo Grande/RN, 14/03/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário