sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Estudantes estão sem aulas há 3 semanas por falta de transporte em Janduís

 
Os estudantes da zona rural de Janduís estão sem aula há três semanas porque não há transporte público para levá-los de casa à escola. O motivo é a falta de pagamento dos motoristas do transporte escolar, custeado pela Prefeitura Municipal de Janduís.
 
A informação foi confirmada pela professora da rede pública municipal, Viviana Braga, e pela presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Janduís, Luciene Costa.
 
“Há três semanas as escolas da zona rural estão sem funcionar porque não tem carros para transportar os alunos, pois a maioria vem de comunidades vizinhas. Os carros pararam por falta de pagamento da prefeitura”, destaca a professora em entrevista ao MOSSORÓ HOJE.
 
De acordo com a docente, a Secretaria de Educação não se pronunciou sobre o assunto. Pais, alunos e nem os professores foram comunicados oficialmente sobre a falta de aula.
 
“E a gestora se quer teve a decência de dá uma explicação ao pais dos alunos e nem a nós professores. Não fala nada. Nós que ficamos procurando a direção da escola para saber e a mesma só diz que não tem transporte”, destacou Viviana Braga, que atua há setes anos como professora no município.
 
Viviane ensina na Escola Municipal Antônia Eurli de Brito, localizada no Sítio Permissão, uma das que estão sem aulas. 
 
A presidente do Sindicato, Luciene Costa, explica que as aulas foram suspensas inicialmente por conta da festa da padroeira da cidade. A suspensão devia acontecer apenas na zona urbana. No entanto, as aulas da zona rural também foram suspensas.
 
“Aí depois disse teve o feriado do funcionalismo público e depois o do Dia de Finados, até aí estava normal. Mas, quando voltaram as aulas das escolas da cidade, não voltaram as aulas das escolas da zona rural. Ninguém explicou o porquê. A secretaria apenas postou nas redes sociais que não ocorreria aula por motivos maiores, mas não explicou nada”, enfatizou a presidente.
 
Luciene relata que nada oficial foi divulgado pela Secretaria de Educação. Mas, o que corre nos bastidores é que por conta da falta de pagamento dos motoristas, eles pararam. “Nos bastidores nós sabemos que é por conta dessa dívida da Prefeitura com os motoristas. Eles não dizem nada, mas como é uma cidade pequena todo mundo fica sabendo”, destacou. 
 
A presidente do Sindicato informou ainda que fez uma denúncia ao Ministério Público Estadual referente à precarização das escolas públicas de Janduís. “Está um descaso total, não tem água para a merenda, para limpar as salas, nada”, conclui. 
 
Ao longo desta quinta-feira, 10, o MOSSORÓ HOJE tentou contato por diversas vezes com a Prefeitura Municipal de Janduís e com a secretária de Educação, Ad Silva, mas não obteve êxito. O espaço está aberto para o posicionamento do Poder Executivo sobre os fatos relatados na reportagem.
 
Portal Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário