sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Culminância da semana do Estudante da Escola do Bom Jesus - Turno Matutino

Para celebrar o dia 11 de Agosto, a Escola Municipal de Bom Jesus organizou uma programação especial com brincadeiras, jogos, apresentações culturais, dentre outros. Com essas atividades de recreação as crianças aprendem a se organizar, trabalhar em grupo e identificar suas próprias potencialidades e as de seus colegas. Confira abaixo algumas dessas atividades realizadas durante a Semana do Estudante:

Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação de pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre ela e as garrafas e entre as garrafas.

Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial.

O que pode ser enfatizado através deste jogo é a contagem e as noções das operações.

Pede-se às crianças que encontrem uma forma de saber quantas garrafas derrubaram, somando os números existente em cada garrafa e em seguida fazer a soma para totalizar a pontuação final.

Com o jogo de Boliche, pode-se fazer a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança.

Quando a criança consegue sobrepor o significado à ação, ou ao objeto, estará desenvolvendo sua capacidade de abstrações, importante na formação de conceitos a respeito de qualquer conteúdo, independente das normas necessárias à prática do exercício esportivo.

A lateralidade é outro aspecto para qual o Boliche pode contribuir, pois, pelas próprias características do jogo ajuda a criança a ir percebendo a diferença entre direita e esquerda.

O trabalho com jogo promove também a interação entre os alunos, propiciando diferentes situações de conversas onde as crianças podem demonstrar seu modo de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor que propicie a confiança e a autoestima.

Estimula o desenvolvimento da orientação temporal e espacial e da percepção espacial, elementos fundamentais no dia-a dia da criança na busca da construção de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades.

DANÇA DAS CADEIRAS
Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos.

Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira.

Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira.

Ganha quem sentar na última cadeira.

A partir das brincadeiras as crianças, assumem papéis a serem representados, atribuem significados diferentes a objetos, transformando-os em brinquedos, problematizam, pensam e sentem sobre seu mundo e ao mundo dos adultos.

Equipe de educadores com os alunos.

O jogo, também servirá para que a relação professor x aluno torne-se amistosa, agradável, contribuindo para a formação de vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso aliado no processo de aprendizagem da criança ao longo de sua escolaridade.

LIMÃO NO CESTO

Organizados em fila, as crianças receberão um limão para arremessarem no cesto, uma por vez, e a uma distância determinada.

As crianças podem praticar a coordenação e as habilidades motoras.

Elas também praticam habilidades de contagem, contando quantos limões elas são capazes de colocar na cesta.

CHUTE AO GOL

No futebol, é válido preparar atividades que exijam habilidades de chute com as pernas direita e esquerda.

É fundamental investir em práticas corporais que permitam trabalhar os membros de ambos os lados do corpo. 

Apresentação da lenda do Saci com a turma do professor Jerry Adriano.

Apresentação da lenda do Curupira com a turma da professora Taciane.

Apresentação da lenda do Boto com a turma da Professora Ana Paula Cruz.

Apresentação do Negrinho do pastoreio com a turma do Professor Leandro Queiroz.

Ao brincar com este jogo, as crianças exercitarão a sua velocidade, o esforço e a resistência.

As crianças aprendem a competir e aumentam a sua coordenação motora.

Texto e imagens: Reproduzidos da página da referida escola no Facebook via SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário