quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Crédito transforma a vida de homens e mulheres no campo

Recursos são investidos em projetos produtivos diversos

Extensionistas rurais da Emater-RN realizam, de hoje (24) até a sexta-feira (26), visitas a municípios da região do Alto Oeste para documentar experiências exitosas de agricultores beneficiados com crédito do “Plano Brasil sem Miséria” (PBSM) e “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar” (Pronaf).
 
Com os recursos financeiros obtidos e assistência técnica da Emater-RN pequenos produtores de João Dias, Frutuoso Gomes, Messias Targino, Rodolfo Fernandes, Olho d’água do Borges e Umarizal; investem em projetos produtivos diversos no cultivo de hortas orgânicas, artesanato e criação de caprinos, bovinos, suínos e aves caipiras.

Segundo o assessor estadual de crédito e articulador do PBSM, extensionista rural Ivanaldo Pessoa, as experiências exitosas desenvolvidas pelos agricultores familiares promovem a inclusão social, através da ocupação e renda. Ele ressalta que os alimentos de origem animal e vegetal produzidos nesses projetos possibilitam a sua comercialização ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (Compra Direta), executado pela Emater-RN, e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), administrado pela Secretaria Estadual de Educação.

O articulador do PBSM esclarece que, nesta primeira fase, o plano, implantado há três meses, beneficia mil famílias em dez municípios da região do Alto Oeste. Cada grupo familiar, previamente selecionado, recebeu o montante de R$ 2,4 mil para investimento em projetos produtivos com a escolha do segmento econômico que promova sua satisfação. Os extensionistas rurais da Emater-RN acompanham todo o processo orientando e prestando assistência técnica.

Na quinta-feira (25), a Emater-RN promove na comunidade rural de “Abderramante” um intercâmbio entre agricultores familiares cooperados com experiências bem sucedidas na criação de aves caipiras, a partir de créditos do Pronaf, com 25 participantes do PBSM. O programa de visita termina na sexta-feira (26) com a documentação de experiências exitosas no cultivo do caju em localidades rurais dos municípios de Olho d’água do Borges, Rodolfo Fernandes e Umarizal.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário