domingo, 18 de janeiro de 2015

Baixo nível de reservatório deixa 13 cidades em colapso no RN

Barragem de Pau dos Ferros está totalmente seca

Fabiano Souza/Jornal de Fato 

O alerta dado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) de que metade dos reservatórios do Rio Grande do Norte está em volume morto deixou a população de muitas cidades do RN em pânico. Já são 13 municípios em colapso de abastecimento.

Quem reside nos municípios das regiões Oeste e do Seridó, que são os mais castigados pelos últimos três anos de seca, estão sem saber o que fazer para ter água em casa. O estado possui 36, está com 18 deles com o nível de água abaixo das comportas.

Estão enfrentando essa situação os reservatórios de Pau dos Ferros, Mundo Novo, Zangarelhas, Caldeirão Parelhas, Currais Novos, Dourado, Marechal Dutra (Gargalheiras), Sossego, Vinte e Cinco de Março, Pilões, Santana (Gangorra), Umarizal, Malhada Vermelha, Bonito II, Lucrécia, Santa Cruz, Santo Antônio de Caraúbas e Alecrim.

Segundo a reportagem, essa situação só não é pior do que a vivida no estado vizinho do Ceará, onde 25 açudes estão no volume morto, dos 10 estados em que o Dnocs mantém reservatórios.

Atualmente, a capacidade de volume dos reservatórios no RN é de 28% estando melhor do que registrado em Minas Gerais (23%), Ceará (22%), Paraíba (18%) e Pernambuco (13%).

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) afirma que 15 dos 46 reservatórios estaduais também estão em volume morto.
A situação fez com que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte suspendesse o abastecimento em nada menos do que 13 municípios do estado, e anunciar rodízio do abastecimento em outras cidades para evitar o colapso no abastecimento.

Alguns municípios já enfrenta a falta de abastecimento desde 2011, outros que haviam conseguido retomar o abastecimento em 2014, voltaram a enfrentar a falta de água neste início de 2015.

A Caern confirmou que neste mês de janeiro, em consequência do baixo volume dos reservatórios, teve que suspender o abastecimento nas cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, São Miguel, João Dias, estão com seus sistemas de água em colapso.

A empresa também informou através de sua assessoria, que quando ocorre a situação de colapso, é imediatamente suspenso o faturamento pela Caern, e a população passa a ser abastecida pela Administração Pública (Governo do Estado, Prefeituras, Defesa Civil, Exército), que adota a medida mais adequada de acordo com cada localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário