sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Tirar as promessas de ano novo da gaveta é importante tarefa para ter uma vida melhor

Já virou quase que uma tradição oficial do ano novo. No dia 1º de janeiro é obrigatório, para muitas pessoas, listar os desejos e promessas a serem cumpridas nos outros 364 dias do ano, porém muitos desses compromissos acabam por ficar engavetados e importantes metas são esquecidas em meio à correria do cotidiano.

A médica psiquiatra Fátima Trajano comenta que as promessas de ano novo são muito importantes para os indivíduos, pois traçam metas e caminhos que deverão ser seguidos no próximo ano. Ela explica que os compromissos firmados e o comprimento com eles, ajuda a delinear o perfil daqueles que estão se comprometendo.

"Essas promessas acabam por refletir em aspectos da personalidade dos indivíduos. Temos aqueles que ousam mais, portanto se permitem a prometer coisas maiores, e aqueles que temem não realizar seus desejos, por isso fazem compromissos mais simples. Ainda temos aqueles que todos os anos prometem já sabendo que não irão cumprir, e isso também é uma marca de personalidade.

Essas pessoas têm como objetivo sofrer e se lastimar pelas promessas não cumpridas, e paradoxalmente isto é uma maneira de ficar feliz e confortável com a situação. É preciso mostrar a essas pessoas que o caminho para a felicidade não pode passar pelo sofrimento, e que cumprir compromissos é uma atitude muito importante", destaca a especialista.

Uma das principais promessas feitas durante o ano novo é em relação aqueles quilinhos a mais, que todos sonham em perder. Os regimes e dietas milagrosas são certamente um dos principais compromissos acertados durante o réveillon, e que em geral não são cumpridos. A nutricionista Enaide Barros comenta que o melhor caminho para uma vida saudável é educando a alimentação, sem se deixar enganar por dietas milagrosas e ineficientes. 

"O ideal é fazer uma reeducação alimentar e sempre comer com moderação. Dietas milagrosas não resolvem a questão do peso a longo prazo. É importante lembrar da riqueza trazida por frutas, verduras e legumes à nossa alimentação, e comer sem desespero, especialmente neste período de fim de ano e veraneio", comentou a nutricionista.

Outro grande compromisso que sempre encabeça a lista daqueles que confiam no ano novo para mudar a vida, se relaciona ao controle de gastos. Diminuir as contas, poupar dinheiro e até mesmo investir parecem ser tarefas muito complicadas, uma vez que os constantes aumentos e o consumismo normalmente arrocham os salários. Para o economista Leovigildo Cavalcanti, a única maneira de cumprir a promessa de melhorar as finanças é se organizando e evitando gastos desnecessários.

"A primeira dica para quem quer poupar qualquer quantia durante o ano é fazer uma planilha, determinando os gastos fixos e o que pode deixar de ser oneroso em nosso bolso. A partir daí é imprescindível que se estabeleça uma meta de quanto juntar ou no que se pretende investir, isso é uma importante forma de conseguir controlar os gastos e cumprir a promessa de ano novo", ressaltou o economista.

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário