domingo, 12 de junho de 2016

Caraúbas/RN: Em roda de conversa com pré-candidatos, população aponta principais necessidades dos Bairros

CARAÚBAS (RN) - O grupo político de oposição caraubense participou na noite deste sábado, dia 11 de junho, de um evento denominado “Encontro Cidadão”, em uma Roda de Conversa com objetivo de avaliar a atual situação das políticas públicas do nosso município com os moradores dos Bairros Alto da Liberdade, Alto São Severino, Conjunto Habitacional Antônio Linhares e Renascer.

A Roda de Conversa aconteceu na “Quadra do Novo”, no Alto São Severino, em Caraúbas e a população dos referidos Bairros, lotou o estabelecimento ficando gente do lado de fora da Quadra. 

Os moradores que fizeram uso da palavra, mostraram o descontentamento com a atual administração e reclamaram da falta de abastecimento de água, bem como da falta de segurança, limpeza pública, iluminação pública, pavimentação, saneamento básico, e pediram uma reforma na parede do Açude do Governo, conhecido como “Açude Grande”, dentre outros questionamentos.

A professora Antônia Edilma, cobrou dos políticos presentes melhorias para o bairro. “As mudanças não vão acontecer se nós ficarmos calados, não falarmos as nossas indignações e não colocar para fora os nossos anseios e de certa forma, este é um momento importante, então, o que está faltando em nosso Bairro? Falta saneamento básico que não temos, infraestrutura e temos que reivindicar os nossos direitos, pois quem vai chegar lá no poder precisa de nós e o nosso voto é a nossa arma e se nós vendermos o nosso voto, que resolve o seu problema naquele momento, só que não vai resolver seus problemas durante 4 anos, não vai resolver os problemas dos bairros e quero falar para vocês que almejam chegar no poder, é que pensem com carinho na situação de abandono que está o nosso bairro”, pontuou a professora.

A professora Rosangela da Escola Municipal Leônia Gurgel, falou da importância da Roda de Conversa, onde a população pode mostrar aos políticos as principais necessidades do bairro. “Eu sou professora aqui e existe um ponto que também gostaria de apresentar para aos nossos políticos. Sou professora na Escola Leônia e por diversas vezes é preciso que nós passamos o sexto horário e infelizmente não é possível porque a iluminação pública é muito precária. Depois deste calçamento até a rua da escola a escuridão é grande e visualmente o nosso bairro é muito lindo, mas é muito sujo e da ponte para cá, tem muito mato e a limpeza pública é muito precária também, então pedimos que os próximos gestores olhassem para o nosso bairro com carinho”, afirmou.

Todos os moradores que usaram da palavra pediram para ser incluído no projeto dos pré-candidatos, soluções para educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e que não abandonassem os bairros daquele setor, como os demais políticos, que sempre prometem e quando ganham esquecem dos moradores e de suas necessidades básicas.

O ex-vereador Paulo Brasil (DEM), que é pré-candidato a vice-prefeito, agradecer a todos por ter vindo para discutir os principais problemas daquele setor, “Agradecemos a população que veio aqui para discutirmos e buscarmos soluções para as necessidades dos bairros e foi o que aprendi em toda a minha vida a fazer política escutando a população. A campanha que Elionaldo fez comigo, foi exatamente assim, ouvido os anseios da população, fomos a cada bairro, a cada comunidade, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com outras instituições, ouvindo como fazer uma administração voltada para os anseios da população”, disse.

“Temos que criar um projeto conversando com as pessoas. Quando eu vejo muitas coisas em Caraúbas acontecendo fora de nosso município, em outros Estados, como é que nós vamos administrar Caraúbas discutindo um projeto em Campina Grande, em João Pessoa, entre outros cantos? Não, temos que discutir em Caraúbas! Vamos conversar com a população de Caraúbas. Vamos ouvi-los e saber suas dificuldades, os bairros não têm calçamentos, falta de água, saúde, segurança, educação e escutando a população saberemos a necessidade de cada setor. Estamos ouvindo, discutindo e com certeza iremos fazer um planejamento para o futuro de Caraúbas baseado no que vocês estão nos repassando”, frisou Paulo Brasil.

O pré-candidato a prefeito, Juninho Alves, destacou que a população é quem realmente sabe quais são as verdadeiras necessidades de cada localidade. “Nós como pré-candidatos estamos aqui para escutar o povo do bairro, porque o povo dos bairros é quem sabe quais são as dificuldades e os problemas enfrentados por eles. Estava falando com um morador e ele me falou do problema de iluminação pública e está aí, as ruas escuras, calçamentos que não existem, o saneamento básico, esgotos tomando de conta das ruas, a construção da Caixa D’água parou, não sabemos quais foram os motivos que pararam e nós ficamos assim... triste com tudo que vem acontecendo, mas estamos aqui, juntos com todos os partidos e a população para discutirmos soluções que serão incluídos no plano de governo”, afirmou o Juninho Alves.

O encontro, foi sem mesa de autoridades, sem ordem oficial de falas, sem formalidades e cerimoniais, mas sim com a palavra simples e direta do morador junto aos políticos, fazendo com que as demandas do dia a dia da comunidade se transformem em políticas públicas e retornem ao governo como prioridades de gestão saídas do meio direto da comunidade. Para os organizadores, a participação popular foi maior que o esperado e os assuntos foram bastante discutidos e a ideia é tirar destes encontros um modelo inovador que possa suprir os anseios de nossa população.

Icém Caraúbas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário