terça-feira, 27 de maio de 2014

Probióticos reduzem absorção de gordura e previnem diabetes e câncer

Os prebióticos, probióticos e simbióticos são aditivos naturais que compõe os alimentos funcionais e promovem diversos benefícios ao organismo
                                         Exemplos de alimentos prebióticos e probióticos

Para manter o equilíbrio da nossa flora intestinal a utilização dos alimentos funcionais são fundamentais. Os prebióticos, probióticos e simbióticos são aditivos naturais que compõe os alimentos funcionais.

Probióticos são microrganismos vivos, que administrados em quantidades adequadas acarretam benefícios à saúde.

Eles estimulam a multiplicação de bactérias benéficas, que reduzirão a proliferação de bactérias potencialmente prejudiciais, reforçando os mecanismos naturais de defesa e estimulação do sistema imune; alívio da constipação; aumento da absorção de minerais e produção de vitamina K; estabilização das bactérias intestinais após utilização de antibióticos; promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose.

Tipos: bifidobactérias e bactérias lácteas.

As formas mais comuns para probióticos são os produtos lácteos e os alimentos fortificados com probióticos (Yakult, Activia, LC1, Actimel, DanActive e etc). Também existem no mercado comprimidos, cápsulas e sachês que contêm bactérias em forma liofilizada.

Prebióticos são fibras, carboidratos complexos não digeríveis pelas enzimas salivares e intestinais, atuam normalmente no intestino grosso.

Agem beneficamente estimulando a proliferação de bactérias desejáveis, estimulando o sistema imune e inibindo e proliferação de patógenos (bactérias prejudiciais à saúde). Fonte natural de energia para o crescimento da flora bacteriana saudável no intestino.

Entre as mais conhecidas estão a Oligofrutose, Inulina e Frutooligossacarídeo (FOS).
Alimentos fontes: alcachofra, alho, alho poró, aspargo, banana, beterraba, cebola, centeio, cevada, chicória, mel, aveia, tomate e trigo.

As principais fontes de inulina e oligofrutose empregadas na indústria de alimentos são a chicória (Cichorium intybus) e a alcachofra de Jerusalém (Helianthus tuberosus).

Benefícios também atribuídos aos prebióticos:

-Redução na absorção de gordura vinda da alimentação, redução nos níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação de placas de ateromas.
- Redução do risco de câncer de cólon e doenças cardiovasculares
- Prevenção à obesidade e ao Diabetes Mellitus tipo II
- Redução do risco de osteoporose, pois a inulina pode aumentar a absorção de cálcio e magnésio no organismo.

Simbióticos:
 
Utilização em conjunto de probióticos e prebióticos, aumentando o feito benéfico de cada um deles.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Fonte: Globoesporte.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário