quinta-feira, 21 de maio de 2015

Vereador Vagner Souza participou de Evento realizado pelo o IDEMA que discutiu a Criação de Unidades de Conservação Municipal

Mesa de Honra na abertura do evento

A equipe do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA realizou, entre os dias 19 e 20 deste mês, a 1ª Oficina do Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal. O evento foi realizado no auditório do IFRN – Campus Mossoró, e contou com a presença de representantes de 19 municípios do Rio Grande do Norte, com interesse na criação de unidades de conservação municipal.

Palestra UC Federal - Leonardo Brasil

O município de Campo Grande foi representado pelo o vereador Vagner Souza, que encabeça junto com amigos, associados da AVERN (Associação de Escaladores do RN) e profissionais do seguimento ambiental, a proposta de criação da Unidade de Conservação Municipal da Serra do Cuó.
Temas variados como: legislação ambiental, potencialidades turísticas, educação ambiental, dificuldades e soluções para criação de Unidades de Conservação foram o foco central dos debates durante todo o evento.

A oficina teve carga horária de 12 horas, tendo como objetivo principal, o fortalecimento dos municípios quanto à criação de unidades de conservação por meio dos fundamentos conceituais legais, dotando os gestores e demais profissionais da metodologia utilizada para correta instrução do processo de criação de unidades de conservação municipal.

A 1ª oficina de fomento a criação das UC Municipais termina com um saldo positivo para os seus organizadores e participantes, que já sugeriram a realização de novos encontros. “A oficina nos possibilitou uma abrangência significativa em nossos conceitos sobre Unidades de Conservação. Essa troca de experiências com quem já passou por todo passo a passo de criação de uma UC, será fundamental no planejamento da criação de nossa unidade”, disse o vereador Vagner Souza.

Legislação - Drª Maria Isabel

Atividade em grupo: UC C. Grande,
Lajes e Upanema

A oficina contou com a participação dos Facilitadores do IDEMA: Natália Rodrigues, Pedro Leitão, Iracy Wanderley, Rafaela Machado, Daniel Rodrigo e Drª Isabel. Já o facilitador e gestor da UC Federal Furna Feia, Leonardo Brasil representou o Instituto Chico Mendes – ICMBio, ministrando o tema Unidade de Conservação Federal. Por fim, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mossoró e a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico da Ilha da Coroa, o sr. Joilson Marques e Prof. Rodrigo Guimarães, trataram dos temas: conflitos existentes e estudos técnicos para a criação da ARIE, respectivamente.

com Neto - Prefeito de Portalegre

com Leonardo Brasil - ICMBio

com Daniel Macedo - IDEMA

com Rodrigo Guimarães - UERN

Blog Vereador Vagner Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário