quinta-feira, 30 de agosto de 2018

AGORA É LEI! Festa de Sant`Ana de Campo Grande ganha reconhecimento de patrimônio cultural imaterial

A Câmara Municipal aprovou, em reunião extraordinária realizada no dia 20 de julho, a proposta de tombamento da Festa, que há mais de 200 anos reúne milhares de fiéis
 
A Festa de Sant`Ana, padroeira de Campo Grande, foi declarada por Lei Patrimônio Cultural Imaterial do município, conforme publicação no Diário Oficial do município, desta terça-feira (28/08).

A proposta do vereador Vagner Souza para o tombamento da Festa, foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária realizada no dia 20 de julho, e sancionada pelo prefeito Manoel Veras em 17 de agosto.

Com a sanção da Lei nº 360/18, a maior manifestação de fé e devoção do povo católico de Campo Grande, a centenária festa de Sant`Ana passa a ser oficialmente reconhecida, como patrimônio histórico, cultural e religioso do nosso município, ampliando ainda mais a sua representatividade no município.

De acordo com o vereador Vagner Souza, autor do projeto, o tombamento e o registro aprovado pelo legislativo e o executivo, respectivamente, confirmam a proposta de ampliar a representatividade da festa, bem como, protege-la dentro do novo conceito de patrimônio cultural imaterial do município, defendido pelo vereador. “Cada vez mais a nossa diversidade cultural está representada e protegida pelo nosso mandato”, afirmou.
 
Pedido de reconhecimento

No mês de julho, o vereador Vagner Souza encaminhou pedido a Câmara Municipal para que a tradicional Festa de Sant'Ana de Campo Grande fosse reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. "A Festa de Sant'Ana de Campo Grande é um evento tradicional da região, que movimenta o turismo e a economia em nossa cidade no mês de julho. Além disso, é uma prova da enorme fé do povo campo-grandense. Nada mais justo que a festa obtivesse esse reconhecimento", afirmou o vereador.

Sant`Ana, a avó de Jesus, é reverenciada em nosso município desde 1787, data em que a lei nº 17 de 31 de setembro, desmembrou o município da freguesia do Assu, elevando à Igreja Paroquial à capela de Sant’Ana. Daí então, o povo da cidade e região começaram a celebrar os louvores de sua padroeira, apresentando-lhe suas preces.

A Festa está enraizada na história de Campo Grande e reúne diversos rituais religiosos, profanos e outras manifestações culturais, remontando a formação da sociedade campo-grandense desde o período da sua colonização. Além das missas, novenas e procissão dos fiéis, os dias de comemoração incorporam outras manifestações culturais, com destaque para as apresentações das bandas filarmônicas, almoço de Sant`Ana, procissão dos motoristas, cavalgada de Sant`Ana, shows culturais, produção de comidas típicas e o artesanato sertanejo.

É a Festa considerada pela população como a festa da família, do encontro, da recordação, da esperança e da fé.
 
Parabéns a todos os devotos de Sant`Ana.
 
Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário