segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Prefeitura Municipal de Campo Grande realiza Dia "D" contra Pólio e Sarampo


A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado, 18/08, o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização aconteceu na Unidade Básica de Saúde. Vale destacar que a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

A campanha, vai até o dia 31 de agosto em todo o país, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado.

"Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças a Unidade de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia”, disse a secretária de Saúde, Juliana Veras.


Sarampo

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Pólio

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.









Clique Aqui para ver todas as Fotos.

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário