Deletar aplicativos não usados, desligar as notificações e diminuir a claridade podem dar horas extras para baterias de iPhones e Androids
Em uso, a bateria de um celular dura hoje, no máximo, 24 horas (no caso do iPhone 6 Plus). Foto: Divulgação
De acordo com manuais de instruções, as baterias dos smartphones podem perdurar por dias. Mas essa longa resistência termina assim que eles começam a ser usados. Ao receber e fazer ligações, enviar mensagens ou acessar e-mails e aplicativos, a bateria da maior parte dos celulares atuais não ultrapassa as 20 horas de duração. Internet, jogos de alta resolução e GPS são os maiores vilões para essa durabilidade.
De acordo com fabricantes, os aparelhos têm hoje a duração máxima de 250 horas (10 dias, no caso do iPhone 6) ou 740 horas (quase um mês, no caso do Sony Xperia Z2) em stand-by. Mas quando em uso – basta deixar o 3G ligado – permanecem, no máximo, 24 horas (como é com o iPhone 6 Plus). Para esticar a vida útil, há truques simples que podem se tornar hábitos. Usar o modo avião ou excluir notificações, por exemplo, fazem com que o sistema não busque atualizações constantemente e, assim, economize energia.
Dez dicas para aumentar a duração da bateria do smartphone
1 – Delete aplicativos
Grande parte da bateria é usada para fazer atualizações constantes em apps. Por isso, delete os que não são usados.
2 – Tire as notificações
Desligar as notificações também ajuda a economizar energia, pois o sistema não ficará em busca de atualizações o tempo todo.
3 – Não abra e feche aplicativos constantemente
Fechar os programas ajuda a salvar bateria. Também evite abrir e fechar apps diversas vezes seguidas. A cada vez que é aberto o software inicia sua atualização do zero, gastando energia.
4 – Desligue a localização
GPS e serviços de localização sugam grande parte da bateria por dependerem de atualizações em tempo real.
5 – Diminua a claridade da tela
Deixar o smartphone em luminosidade total ou automática pode acabar com a bateria. Para ficar com força total, os pixels da tela sugam energia. O ideal é diminuir a iluminação ao mínimo quando não estiver em uso.
6 – Deixe o auto-lock no mínimo
Configure o auto-lock (função que faz o aparelho bloquear automaticamente) para o menor tempo possível. Assim, ele fica em stand-by, modo que menos ocupa bateria. Além disso, permanece com a luminosidade reduzida, o que economiza ainda mais.
7 – Utilize o modo avião
A busca por sinal exige muito das baterias. Quando estiver em viagem, em um lugar sem sinal de telefone ou de internet, ou apenas quiser que sua bateria dure, ative o modo avião.
8 – Conecte-se a uma rede wireless
As redes 3G e 4G puxam muito da bateria. Sempre que possível use o wi-fi. Além de ter uma internet possivelmente mais rápida, ainda guarda energia.
9 – Desligue o Bluetooth
Do mesmo modo que o 3G e a busca por sinal, o Bluetooth ligado pode ser um assassino de bateria. É comum usar no carro e em transferência de dados, mas não se esqueça de desligá-lo após o uso.
10 – Prefira ringtones
Em vez de vibrações ou luzes piscando, use ringtones (toques de telefone ou músicas) para ser avisado de ligações e mensagens. Os sons são menos prejudiciais à bateria do que os movimentos e luzes.
Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário