quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Mossoró: Morte do cachorro “Amarelão” em universidade federal causa revolta

Amarelão”, esse era o nome do cachorro que ficou conhecido por circular pelos corredores da Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró, Região Oeste do Rio Grande do Norte. 

A morte do animal no início do mês revoltou a comunidade acadêmica e motivou uma petição online para que a instituição investigue possíveis maus-tratos contra animais que andam pelo local.

A veterinária Nilza Dutra explicou que no dia 7 de novembro recebeu a ligação telefônica de estudantes avisando que Amarelão estava passando mal. “Ele amanheceu doente e eu o socorri, mas infelizmente estava em um quadro complicado e veio a óbito em poucas horas”, esclareceu Nilza Dutra.

A especialista também disse que a princípio eles pensaram que o cachorro tinha morrido envenenado, mas com a necrópsia foram constatadas uma perfuração no intestino e a presença de de alimentos misturados com vidro. “É a conhecida bola”, explicou a veterinária.

A petição online organizada por alunos e professores já conta com mais de 8 mil assinaturas. “O objetivo é que a Ufersa e as autoridades competentes se pronunciem e investiguem e tratem o caso com o devido compromisso”, destacou a estudante Larissa Veloso.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) divulgou nota à imprensa sobre o caso. Confira a publicação da íntegra:

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido vem a público esclarecer que está acompanhando o caso dos animais que apareceram mortos no interior do seu campus em Mossoró com suspeita de envenenamento.

A Universidade lamenta e repudia todo e qualquer tipo de violência e abandono animal. Reforçamos que tais práticas se configuram como crimes cabíveis de detenção para os responsáveis.

A Ufersa também informa que já acionou o seu sistema interno de vídeo monitoramento para fazer buscas de alguma evidência que sinalize o que teria provocado as mortes e se há pessoas envolvidas nesse caso. Ao mesmo tempo, a instituição vai instaurar uma Comissão de Sindicância com o objetivo de apurar as circunstâncias das mortes verificadas.

OP9 RN

Acompanhe nossas novidades no FacebookClique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário