quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Ministério Público do RN aprova Portal da Transparência da Câmara Municipal de Janduís

A Câmara Municipal de Janduís conquistou uma das melhores notas em transparência nos gastos públicos. Avaliado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Portal da Transparência da Casa obteve 1.200 pontos onde a nota máxima é 1.300 em monitoramento permanente do Sistema Confúcio.

Desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, o Confúcio avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Câmara de Janduís foi aprovado nos oito quesitos aferidos.

São eles: Saúde do Portal; Qualidade dos Dados; Disponibilidade; Usabilidade; Série Histórica; Qualidade da Despesa; Qualidade do Gasto Público e Qualidade da Compra Pública.

Cada critério é medido de 0 a 100, 200 ou 500 pontos. Ao avaliar a Qualidade do Gasto Público, por exemplo, o Sistema Confúcio considera dados como empenho, pagamento e liquidação. Já a Qualidade da Compra, o detalhamento de informações sobre aquisição de bens ou serviços.

“A Câmara tem se mostrado transparente, temos desenvolvido um ótimo trabalho com as despesas dos recursos públicos, e tratando com muita seriedade o dinheiro público. Com maior transparência a população só tem a ganhar, destaca o presidente da Câmara, vereador Arthur Barbosa (PSOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário