quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Ventania derruba galpão por cima de família na zona rural de Mossoró

Seis pessoas da mesma família ficaram feridas na tarde desta quarta-feira, 22/2, após um galpão desabar por cima delas, no Sítio São José, na zona rural de Mossoró.

Segundo relatos de familiares à reportagem, 12 pessoas estavam em uma confraternização, tomando banho de piscina no sítio, próximo à Barreira Vermelha, quando começou uma ventania muito forte.

Neste momento, eles teriam saído da piscina e buscado abrigo embaixo de um galpão que ficava próximo ao local. No entanto, a ventania foi tão forte que a estrutura cedeu e caiu por cima da família.

Três feridos foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento e outros três transferidos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, incluindo uma criança, de 8 anos, e um adolescente, de 13 anos.

Uma tia dos menores, identificada como Sueli Fernandes de Morais Gomes, de 41 anos, ficou ferida com mais gravidade, tendo fraturado a coluna em 3 cantos, o maxilar e o nariz.

Apesar dos ferimentos, todos encontravam-se estáveis. Até a última atualização desta matéria, a família aguardava a chegada de um neurologista para avaliar os feridos.

CUIDADOS EM CASOS DE CHUVA COM VENTO E RAIOS

A reportagem conversou com Comandante Regional do Corpo de Bombeiros, Major Joilton Cunha, que explicou que a atitude da família de deixar a piscina e procurar abrigo foi a correta. Infelizmente, por uma fatalidade, a estrutura não aguentou e veio a desabar.

O Major explicou que não é recomendado permanecer na água, praias, piscinas ou rios, durante a chuva, visto que a água é condutor de energia elétrica.

“Qualquer espelho d’água que vocês estiver exposto é inseguro, pois caso caia um raio, quem estiver nessa água receberá a descarga elétrica”, diz.

Lembra também que deve-se evitar o abrigo embaixo de árvores, que também são condutoras e acabam funcionando como para-raios.

“A recomendação é essa, buscar abrigo em um local coberto, uma edificação, uma casa, prédios são ótimos abrigos, principalmente por serem estruturados com para-raios. No caso desta família foi uma fatalidade, que a edificação que eles buscaram não estava segura, mas eles fizeram o recomendado, deixaram a água e buscaram abrigo”, reforça.

Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário