quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

A História do nosso Médico amigo Dr. Jacy

A sociedade civil, usuários do SUS, pacientes amigos e familiares, vimos a público manifestar indignação, revolta e restrita solidariedade ao médico Dr. Jacy Carlos de Almeida, em virtude do afastamento de sua função de médico, motivada por acusações referente à processo de investigação de exercício ilegal da medicina no Rio Grande do Norte.

Há mais de 40 anos Dr. Jacy Carlos de Almeida, atua como médico no Rio Grande do Norte, em especial na região Oeste Potiguar. De origem humilde de raízes sertanejas, dedicou a vida a medicina, levando seus relevantes serviços aos lugares mais distantes, onde o acesso à saúde foi algo extremamente difícil. Cada um cidadão aqui é testemunha da batalha desse profissional em defesa da vida e da recuperação da saúde dos mais carentes.

Com experiência de anos de profissão quando as estruturas da saúde não dispunham de tanta tecnologia, Dr. Jacy sempre se destacou pelos diagnósticos, rápidos e assertivos, que salvaram milhares de vidas, quando na maioria das vezes, se tinha muito pouco a fazer, nas condições a época existente.

Hora! Quantos filhos de Janduís, Campo Grande, Caraúbas, Paraú, Triunfo Potiguar, Assú, Pendências dentre tantos outros municípios nasceram pelas mãos de Dr. Jacy? Quantas vidas vieram ao mundo através de sua coragem e dedicação? E quem nunca ouviu: "Há, eu só confio em Dr. Jacy." Outra característica desse humano profissional foi abrir suas portas livre e gratuitamente para a população que lhe procurava, às vezes em momentos familiares, as vezes cansado pela rotina árdua do dia a dia, na rua, nas calçadas, no comércio onde estivesse Dr. Jacy fazia sua consulta, tão logo fosse procurado.

Em momento de grande angústia, com a escassez de insumos e equipamentos, insuficiência de recursos humanos, ou até dentro de ambulâncias, acompanhando pessoas em transferências difíceis, quando ainda não se tinha suporte do SAMU, ele estava lá, dedicando suas horas de vida a medicina e a população.

No último dia 15/12, nós, sociedade civil, usuários do SUS, pacientes, amigos e familiares fomos surpreendidos por a operação, que nos deixou indignados, onde Dr. Jacy é citado em envolvimento pelo exercício ilegal da medicina, mas acreditamos que em breve tudo será esclarecido, seja motivado por seu espírito de solidariedade, seja pela cultura de ajudar o próximo, seja qual for o motivo, tudo será esclarecido.

Diante desse triste cenário, externamos nossos mais sinceros reconhecimentos, a esse servidor público, que de forma incansável, ativo comprometido, com os seus mais de 70 anos de idade, sacrificou a própria saúde física e mental, vida pessoal e momentos com a família em defesa da vida de milhares de potiguares. Até mesmo durante a pandemia sendo do grupo de risco, enquanto muitos se protegiam em seus lares, Dr. Jacy estava lá na linha de frente.

O afastamento de suas atividades médicas trará Imensurável prejuízo ao SUS e população mais carente que depende de sua assistência, mas confiamos que o menino Jesus tocará o coração daqueles que poderão reverter esse quadro, certificando da licitude de suas ações como médico, nos solidarizamos com O AMIGO MÉDICO DR. JACY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário