quarta-feira, 23 de junho de 2021

Bandidos roubam carro de prefeitura do interior do RN com 40 doses de vacina contra a Covid-19

Um carro da Prefeitura de Arez que transportava 40 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, contra a Covid-19, foi roubado na zona rural do município. Os imunizantes seriam aplicados em moradores do distrito a partir dos 50 anos, sem comorbidades. O crime aconteceu nesta segunda-feira (21/6). O veículo e as vacinas foram recuperados pela Polícia Militar cerca de uma hora após o crime.

De acordo com a secretária de saúde de Arez, Andréia Paiva, as doses não foram comprometidas e poderão ser utilizadas normalmente. Ela explicou, por telefone, que os bandidos questionaram o motorista que transportava os imunizantes se as doses eram “caras” e se seriam contra Covid. Segundo ela, o motorista disse aos criminosos que as doses eram para uma campanha de vacinação em crianças. Por causa disso, as doses, seringas e agulhas foram deixadas às margens da estrada vicinal onde o assalto aconteceu.

“As vacinas estavam dentro de uma caixa térmica, o que ajudou a manter as vacinas conservadas. Não houve variação brusca e nem comprometimento dos frascos. Entendemos que as doses podem ser usadas normalmente”, explicou a secretária de saúde Andréia Paiva. O município relatou o fato para a primeira regional de saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, responsável pela área de Arez.

Segundo a Polícia Militar, o assalto aconteceu por volta das 10h30 de segunda-feira (21/6). O motorista seguia sozinho do distrito de Urucará, onde uma primeira remessa de vacinas foram entregues, para a comunidade de Mundo Novo. A estrada que liga os dois locais é de barro e em alguns pontos não é possível a passagem simultânea de dois veículos. Em um desses pontos, o carro da Secretaria de Saúde de Arez foi interceptado e os bandidos anunciaram o assalto.

De acordo com relato do motorista, eram quatro bandidos armados. Eles desceram do carro em que estavam e pediram para que o funcionário público saísse do veículo. Na sequência, o homem foi amarrado, agredido com coronhadas e colocado no banco de trás do carro onde estavam as vacinas. Nesse momento, os bandidos questionaram sobre a origem dos imunizantes e para que eles serviam. O motorista negou que fosse para imunização da Covid-19.

“Então os bandidos saíram com o nosso funcionário, fazendo ameaças. Em um ponto, tiraram ele do carro, deram chutes e coronhadas e pediram para que ele fizesse uma transferência bancária por pix. Só que no local não tem sinal de internet, e o motorista não conseguiu fazer a transferência. Ele foi novamente espancado e deixado no meio de uma região de mata. Só depois de algum tempo, quando não havia mais barulho no local, ele decidiu fugir e voltou para a unidade de saúde de Urucará. Lá fomos avisados do que tinha acontecido e avisamos a Polícia Militar”, contou Andréia Paiva.

A caixa térmica com as vacinas foram encontradas próximo ao local onde o motorista foi deixado. Uma caixa com seringas e agulhas também foram localizadas. O veículo do município foi abandonado mais a frente, às margens de uma estrada vicinal. Nenhum objeto foi levado do carro.

Por causa deste crime, a vacinação na comunidade Mundo Novo não aconteceu conforme planejado inicialmente nesta segunda-feira. A previsão da Secretaria de Saúde de Arez é que os moradores sem comorbidade e com mais de 50 anos que moram na localidade sejam vacinados apenas nesta quarta-feira (23/6), com quase 48 horas de atrasado em relação ao cronograma do município.

A Polícia Militar fez buscas na região a procura dos assaltantes, mas até o momento ninguém foi localizado. O motorista foi atendido no hospital de Arez, e liberado. Ele passa bem, mas segue afastado das funções, informou o município.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário